Apple abre novos horizontes para a instalação de apps no iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como já mencionado, a Apple viu-se obrigada a flexibilizar os métodos de instalação de apps no iPhone. Após passar a permitir a instalação de lojas de aplicações terceiras, a empresa anunciou agora a possibilidade de descarregar aplicações diretamente de um site.

Esta é uma medida que terá efeitos apenas na União Europeia devido à Lei dos Mercados Digitais em vigor na região. Em breve, a tecnológica norte-americana dará ainda mais opções aos utilizadores e programadores para distribuir os seus serviços nas plataformas da Apple.

Graças às novas políticas da Apple, os programadores poderão usar os seus próprios sites para distribuir aplicações para o iOS. Trata-se de uma medida inédita, mas que só entrará em vigor na primavera.

iPhone apps
Créditos: Trusted Reviews

Programadores continuam a ter de cumprir com alguns requisitos da Apple

Importa, no entanto, notar que este método de distribuição não estará isento de supervisão da Apple. A tecnológica definiu alguns critérios que terão de ser cumpridos para que os programadores possam usar os seus domínios para distribuir as suas apps.

Os responsáveis terão, desde logo, de estar inscritos no programa de desenvolvimento da Apple há pelo menos dois anos. Ademais, terão de ter pelos menos uma aplicação com mais de um milhão de primeiras instalações na UE no ano anterior.

Para garantir a segurança e privacidade dos utilizadores, os programadores terão de ser transparentes nas suas políticas de recolha de dados dos utilizadores. Para finalizar, todos os domínios que distribuirão apps terão de estar registados na App Store Conect.

Como podes ver, a Apple definiu um vasto conjunto de requerimentos para esta novidade. O seu objetivo é que os utilizadores continuem a usufruir de aplicações com qualidade e segurança que sempre pautou o seu ecossistema.

Programadores poderão aceitar pagamentos diretamente nos seus sites

Além da distribuição de aplicações a partir da web, passará também a ser possível usar essas plataformas para aceitar pagamentos. Algo que, até agora, era expressamente proibido e que este na origem da remoção do Fortnite da App Store.

Além disso, os programadores poderão desenhar as suas próprias promoções nas aplicações que detêm, descontos e oportunidades. Para quem o desejar, a Apple poderá ajudar neste processo providenciando os seus próprios modelos para o efeito.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.