Apple abandona projeto ambicioso para o Apple Watch Ultra

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O uso de ecrãs MicroLED era uma das novidades mais aguardadas para o futuro do Apple Watch Ultra, porém, tudo indica que a tecnológica norte-americana desistiu do projeto. Esta realidade ficou agora mais clara após o conceituado analista Ming-Chi Kuo avançar com a notícia.

Apesar dos esforços que a Apple desenvolveu para integrar ecrãs com tecnologia MicroLED no Apple Watch Ultra, o projeto não era "economicamente viável". Trata-se de um grande revés nos planos da empresa e deverá levar ao despedimento de vários funcionários envolvidos no projeto.

Apple Micro LED update:1. My latest survey indicates that Apple has canceled the Micro LED Apple Watch projects because Apple thinks that Micro LED can’t add significant value to this product, and the production costs are too high to make it economically viable.2. Apple has…

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 1 de março de 2024

Ecrã MicroLED não adiciona valor significativo ao Apple Watch Ultra

Ming-Chi Kuo não foi o primeiro a dar conta de que a Apple teria abandonado este projeto. Um relatório da Counterpoint Reasearch apontava no mesmo sentido, ao referir que a empresa OSRAM teria recebido o inesperado cancelamento de um importante projeto.

Kuo, no entanto, vem esclarecer um pouco mais a temática e avança com as razões que levaram à decisão da Apple. Segundo este, a tecnológica norte-americana abandonou este projeto devido aos valores envolvidos.

"A minha última pesquisa indica que a Apple cancelou os projetos do Apple Watch MicroLED porque a Apple acredita que o MicroLED não pode agregar valor significativo a este produto e os custos de produção são muito altos para torná-lo economicamente viável."

Ou seja, o valor que a adoção deste tipo de painel traria ao Apple Watch Ultra não justifica os valores envolvidos na sua produção. Para evitar um aumento injustificado no preço do seu relógio robusto, a empresa optou por abandonar o projeto.

Note-se, no entanto, que a Apple não tomou esta decisão de ânimo leve. Esta decisão constitui um grande revés para a Apple que almeja tornar os seus produtos mais competitivo ao deter a próxima geração de tecnologia de ecrãs.

Ming-Chi Kuo aponta ainda que a OSRAM era a única parceira da Apple no fornecimento de chips LED para estes ecrãs. Ao cancelar esta parceria, tudo indica que a norte-americana não possui planos para o uso deste tipo de ecrãs num futuro próximo.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.