Apple 1 original construído por Steve Jobs e Steve Wozniak à venda por valor astronómico!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A história dos computadores e da tecnologia não se faz sem várias relíquias que marcaram o início dos tempos desta indústria. Como tal, são vários os artefactos que são vendidos a preços exorbitantes para ocuparem espaço de relevo em museus ou coleções privadas que se propõem a preservar a nossa memória coletiva.

Recentemente foi colocado à venda no eBay um computador Apple 1 original de 1976, que se diz ter sido construído pelos fundadores da Apple Computers, Steve Jobs e Steve Wozniak. O modelo apresenta várias escolhas de design únicas, talvez o motivo que justifique o seu preço de 1.5 milhões de dólares.

Apple 1 fabricado por Jobs e Wozniak terá ainda mais valor

Este é um dos apenas 6 modelos Apple 1 conhecidos a descansar no interior de uma caixa de madeira de acácia. O valor de uma unidade deste género vai muito para além da marca, já que conta parte da história da própria tecnologia.

O vendedor indica que tudo neste Apple 1 é original, e que apenas teve de proceder a alguns arranjos ao longo dos anos para o manter funcional.

O leilão oferece ainda um monitor Sony TV-115, que era o recomendado pela marca para ser usado em conjunto com o Apple 1. O eventual comprador terá assim acesso a duas relíquias que para muitos não têm preço.

Um pedaço de história da Apple à venda no eBay

Ao que parece este Apple 1 esteve já à venda em leilão em 2019, mas na altura ninguém se mostrou interessado em pagar o valor exigido pelo seu dono.

Talvez agora exista por aí alguém disposto a abrir mão de uma pequena fortuna para se apoderar de um pedaço de história, já que vivemos numa altura onde por exemplo cartas de Pokémon são vendidas por somas avultadíssimas.

Foram fabricadas apenas 200 unidades deste computador antes da Apple decidir lançar o seu sucessor, o Apple 2. Este facto contribui ainda mais para o fator raridade desta peça, que exibe também a forma como os computadores eram produzidos na altura.

Hoje em dia é difícil imaginar que uma marca como a Apple começou com os seus fundadores a construírem os seus próprios computadores.

A veradade é que quase todos os inícios são humildes, mas a marca de Cupertino conseguiu transformar-se num colosso mundial e numa das marcas mais reconhecidas internacionalmente.

Editores 4gnews recomendam:

  • União Europeia obrigará fabricantes a seguir exemplo da Apple, Xiaomi e Samsung
  • Apple notificará os utilizadores sempre que a privacidade estiver em risco
  • Tim Cook arrasa o Facebook e as suas práticas de forma brilhante
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.