Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

App icónica de chamadas vai acabar e a "culpa" também é do Teams

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Más notícias para quem é fã do Skype: a plataforma vai ser encerrada em maio de 2025. Tal como denotam os nossos colegas da Gizchina, a nova atualização da aplicação apresenta uma mensagem a dizer que o Skype vai, efetivamente, chegar ao fim.

Feitas as contas, foram mais de 20 anos de existência do Skype. Durante estas duas décadas, foi a escolha de muitos para fazer chamadas de áudio ou vídeo. Recorde-se que a Microsoft comprou o Skype, em 2011, por cerca de 8,5 mil milhões de euros.

A queda progressiva do Skype

Efetivamente, a popularidade do Skype já estava a decrescer há algum tempo. A concorrência foi-se tornando cada vez mais feroz, com aplicações como o WhatsApp, o Zoom ou até o Google Meet, que dificultaram a progressão do Skype.

Para além disso, observa-se que, no ano de 2017, a Microsoft introduziu o Teams. No fundo, podemos dizer que a utilidade desta plataforma é muito semelhante à do Skype, ainda que, no início, fosse mais voltada para empresas.

Skype

Com o passar do tempo, começou a convocar utilizadores individuais, o que também terá ajudado no declínio do Skype. A mensagem emitida pela Microsoft, na última atualização, explica precisamente que o Teams veio para substituir a plataforma em questão.

“A partir de maio, o Skype não estará mais disponível. Continue as suas chamadas e discussões no Teams” - pode ler-se na mensagem da Microsoft.

O grande aumento de popularidade do Teams

Se olharmos para os números, conseguimos perceber que a pandemia de COVID-19 foi a grande “chave” para o crescimento do Teams. De julho de 2019 para abril de 2020, por exemplo, o aumento foi de 13 milhões de utilizadores diários para 70 milhões.

Daí em diante, o crescimento não parou. A mesma fonte de informação explica que, em 2021, o valor cresceu para os 145 milhões de utilizadores diários. Esse valor aumentou ainda mais, entre 2022 e 2024, com médias a chegar até aos 320 milhões.

Ou seja, num espaço aproximado de 5 anos, o Teams cresceu cerca de 25 vezes mais. O Skype seguiu o caminho inverso e, em 2023, o número de utilizadores caiu abaixo dos 36 milhões.

Apesar da grande popularidade que teve durante muitos anos, o Skype dirá o último “adeus” em maio de 2025.

Google Pixel 8a
405,60 €Amazon
558,07 €-27%
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.