Esta app encontra animais perdidos através de reconhecimento facial

Bruno Coelho
Comentar

Uma empresa (startup) chinesa chamada Megvii, está a desenvolver uma aplicação treinada para reconhecer cães através das impressões dos seus narizes. Este novo programa atua da mesma forma que as impressões digitais nos humanos.

A Megvii diz que com esta aplicação é possível registar o teu cão, simplesmente digitalizando o seu nariz através da câmara do teu smartphone. Da mesma forma que quando registamos a nossa impressão digital, a app da Megvii pede que tires fotografias de vários ângulos ao nariz do teu cão.

megvii app reconhecimento facial cão animal de estimação

Números da Megvii

  • Percentagem de precisão de 95 por cento;
  • Testada em 15 mil animais de estimação.

A startup disse ao site Abacus News que a sua aplicação tem uma taxa de precisão de 95% que, caso corresponda à verdade, é já algo bastante fiável. A empresa já conseguiu reunir na aplicação 15 mil animais de estimação com os seus donos.

Como será usada

A Megvii afirma que a sua aplicação será usada na China para bem mais que “encontrar cães perdidos”. Tendo em conta que existe uma relação com o governo, a app pode ser usada para encontrar donos de animais de estimação irresponsáveis. Os objetivos principais são punir quem abandona os seus cães, e quem permite que estes passeiem sem restrição em locais públicos.

O conceito de reconhecimento facial em animais de estimação não é propriamente novo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a app Finding Rover já usa o reconhecimento facial para encontrar cães e gatos perdidos.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.