App da PlayStation quebra recordes na PlayStore 5 meses após a chegada da PS5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que continue a ser difícil comprar a PS5 em Portugal (e no mundo), certo é que o ecossistema da Sony e da PlayStation está em forte crescimento. A mais recente recordista é a aplicação para dispositivos móveis Android, disponível na loja Google Play Store.

Com efeito, a app de companhia acaba de ultrapassar os 100 milhões de downloads e instalações a partir da Play Store, uma marca digna de nota. É um testemunho da sua popularidade junto dos jogadores, ainda que a avaliação geral seja mediana.

A app da PlayStation é um bom complemento para o ecossistema Sony

Em jeito de curiosidade, recordamos que também a app Disney+ (streaming) e a Google Podcasts (podcasts) ultrapassaram recentemente esta fasquia. É um feito de que poucas aplicações se podem orgulhar e particularmente revelador das tendências.

Atentando na aplicação PlayStation App, vemos que esta se coloca como uma app de companhia para os utilizadores das consolas PS4 e PS5. Permite aos jogadores entrar em contacto com os seus amigos, planear sessões de jogo em conjunto e, claro, comprar jogos e outros conteúdos através do smartphone.

Vale ainda frisar que há cerca de cinco meses, coincidindo com o lançamento da PS5, a app recebeu um novo "look". Aliás, foi uma transformação radical, não só esteticamente como funcionalmente, adaptando-a para a nova realidade de 2021.

A app da PlayStation recebeu um novo "look" para Android e iOS

Ainda que o novo "look" tenha dividido as opiniões, certo é que as funções estão mais ágeis e abrangentes. Mesmo assim, as reviews da app PlayStation atribuem-lhe umas medianas 3,8 em 5 estrelas possíveis na Google Play Store.

Esta aplicação também permite ficar a par dos novos jogos e últimas notícias da comunidade gamer, além de permitir controlar alguns aspetos da consola, mesmo fora de casa. Sendo possivelmente a função mais apreciada, é possível, através da app, efetuar a transferência de jogos e suplementos para a sua consola, de forma a estarem disponíveis quando pretender jogar.

De igual modo, também podemos fazer a gestão do armazenamento da consola PS5 se ficar sem espaço ao efetuar uma transferência. Aliás, podemos até lançar mão do início de sessão rápido e uma execução remota dos jogos na consola PS5.

A app é um excelente complemento para as consolas PS5 e PS4

Por outro lado, os utilizadores sugerem várias melhorias para a app como a possibilidade de organizar os jogos comprados na biblioteca, por data, ordem alfabética, etc.

A app PlayStation é assim uma das novas recordistas na Google Play Store, sendo grátis para download e um ótimo complemento para a experiência de jogo.

Para já, contudo, continua a ser mais fácil instalar esta aplicação para Android e iOS, que conseguir comprar uma PS5 em Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Telegram: rival do WhatsApp está ainda melhor após esta atualização!
  • 14 apps e jogos para Android temporariamente grátis na Play Store
  • Apple já lançou o iOS 14.5! A versão que quer aumentar a tua privacidade
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.