App da Microsoft torna possível usar smartphone Android como webcam

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Microsoft começou a lançar gradualmente um novo recurso que permite utilizar smartphones e tablets Android como webcams sem fios. Para isso, é necessário que o dispositivo móvel execute o Android 9.0 ou uma versão mais recente e que o PC tenha o Windows 11.

A ligação é feita através da aplicação Link to Windows (versão 1.24012 ou posterior), que permite ao utilizador alternar entre as câmaras traseira e frontal do seu smartphone ou tablet.

Será possível utilizar efeitos de vídeo do dispositivo móvel

Utilizar smartphone como webcam
Imagem: Shutterstock / fizkes

A primeira notícia sobre a possível chegada da nova funcionalidade surgiu em novembro do ano passado. Na altura, o site Android Authority encontrou linhas de código na aplicação Link to Windows que sugeriam que a Microsoft estava a trabalhar no recurso.

Agora, a empresa anunciou num post no blog do Windows Insiders que já deu início ao lançamento gradual da ferramenta. Além de permitir alternar entre as diferentes câmaras do dispositivo móvel utilizado como câmara web, a conexão possibilitará pausar as transmissões e aproveitar os efeitos de vídeo que acompanham o smartphone ou tablet.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas para os Windows Insiders, que podem ativá-lo em Definições > Bluetooth e dispositivos > Dispositivos móveis. Ainda não há previsão de lançamento geral, mas a expetativa é de que isso não demore muito mais.

link to windows
Imagem: Divulgação / Link to Windows

A aplicação Link to Windows atualmente já disponibiliza funcionalidades bastante úteis com a conexão entre o teu PC e o teu smartphone.

Com a app, podes fazer e atender chamadas telefónicas, aceder às tuas aplicações do smartphone através do PC, receber notificações e partilhar fotos facilmente.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.