Uma semana depois, a Google voltou atrás! A gigante tecnológica tinha removido o botão de desinstalar na Google Play Store, a loja digital (que está a 'braços' com um novo malware espião) para apps do sistema. Esta situação provocou enorme surpresa nos internautas, que desta forma se viram impedidos de desinstalar em poucos segundos qualquer aplicação nativa.
Desta forma, os users foram forçados a percorrer um caminho mais longo sempre que queriam desinstalar definitivamente uma aplicação. Ao invés de um simples, o trajeto passou a ser bem mais longo: Definições > Aplicações > Ver todas as aplicações para conseguir desinstalar.
Arrependimento ou bug?
Inicialmente, surgiu a suspeita de que se tratava de uma alteração deliberada por parte da Google. Contudo, essa possibilidade parece ser pouco provável já que a opção "Desinstalar" já está novamente disponível.
Embora a Google não tenha emitido qualquer nota oficial sobre a situação, a rapidez com que a funcionalidade foi restaurada indica que a remoção terá sido causada por um teste temporário ou até uma falha.
Importa ainda salientar que não é necessário instalar uma nova versão da aplicação. A correção é feita automaticamente nas versões da Play Store entre a 49.1.32 e a 49.2.25.