Aplicação que promete atualizações para smartphones Samsung é uma farsa

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O mais recente relatório da CSIS Security Group denuncia mais uma aplicação presente na Play Store, que não passa de uma farsa. Em causa, está a aplicação "Atualizações para Samsung - Versões de Android" que promete atualizações milagrosas para qualquer equipamento da marca.

Entre as promessas desta aplicação estão atualizações do Android e firmware para qualquer smartphone Samsung, em qualquer região. Para além disso, providenciará notícias e tutorais sobre tecnologia a todos os seus utilizadores.

O método de operação desta aplicação falsa presente na Play Store

Após instalares a aplicação "Atualizações para Samsung - Versões de Android", irás receber supostas atualizações de firmware, mas a uma velocidade de download extremamente baixa (56Kbps). A esta velocidade seriam necessárias horas até que um pacote do género fosse totalmente descarregado.

Perante a mais do que esperada frustração dos utilizadores, a aplicação oferece um aumento nas velocidades de download. Para isso, terás de pagar 34.99 dólares, que representa, alegadamente, um enorme desconte face aos habituais 239.99 dólares.

Além disso, por 19.99 dólares fica prometido o desbloqueio do SIM do teu smartphone. Ou seja, por esta módica quantia é prometido que o teu smartphone passará a ser compatível com qualquer operadora móvel.

No caso de aceitares alguma destas opções, as informações para o pagamento terão de ser introduzidas numa plataforma que em nada está relacionada com a Play Store. Uma prática que, por si só, é já uma violação às diretrizes da loja de aplicações da Google.

Google já foi alertada para a existência desta aplicação

A CSIS Security Group refere que já informou a Google para a existência desta aplicação. Nesse contacto, foi também solicitada a remoção da mesma da Play Store.

No entanto, esta aplicação continua disponível para download nesta loja de aplicações. Se tens um smartphone Samsung, não caias nas falsas promessas desta app.

Esta aplicação já foi descarregada mais de 10 milhões de vezes

Este é outro dado assustador no que respeita a esta aplicação. Não obstante dos vários alarmes que as promessas desta app levantam, mais de 10 milhões de pessoas já a instalaram no seu smartphone. Resta saber quantas foram extorquidas por via deste método.

Para além disso, uma simples olhadela pelos comentários a esta app mostram-nos que a mesma não cumpre com o prometido. Ninguém se queixa de ter sido extorquido, mas todos salientam a falácia que é esta aplicação.

Nenhuma atualização de software é providenciada por apps presentes na Play Store

Este é o aviso que deixamos a todos os nossos leitores, depois de mais este caso. Nenhuma aplicação milagrosa irá entregar-te atualizações para o teu smartphone, seja de firmware ou de sistema.

Este tipo de atualizações é distribuída diretamente pela marca do teu smartphone, neste caso concreto pela Samsung, A todos os utilizadores da sul-coreana, salientamos que essas podem ser encontradas em Definições - Atualização do software - Transferir e instalar.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.