A Proofpoint acaba de revelar a descoberta de mais um site fraudulento que usava os Jogos Olímpicos de Paris 2024 para enganar os utilizadores.
O paris24tickets.com assumia-se como um mercado de venda de bilhetes para eventos desportivos e tinha mesmo uma presença muito relevante no ranking da Google: com as pesquisas "Paris 2024 tickets" e outras relacionadas surgia listado em segundo lugar nas pesquisas no Google, enquanto link patrocinado (logo a seguir ao site oficial).
Segundo a Proofpoint, o site listava um leque alargado de eventos olímpicos, remetendo depois os utilizadores para uma página de venda de bilhetes, que incluía uma zona para introduzir dados de pagamento.
Além de ficar com dinheiro aos utilizadores vendendo bilhetes inexistentes, a Proofpoint refere também ser possível que o site tenha ficado com informações pessoais, “incluindo nomes, informações de contacto, e-mail, endereços postais, números de telefone e detalhes de cartões de crédito”.
Site já está desativado, mas há mais
O comunicado da Proofpoint refere que o site agora desativado era apenas um entre muitos. Citando a Gendarmerie Nationale, até hoje foram já identificados 338 sites fraudulentos de venda de ingressos para as Olimpíadas, entre os quais 51 foram encerrados e 140 receberam avisos formais das autoridades policiais.
A empresa de soluções empresariais de cibersegurança identificou ainda outro site com o mesmo design do paris24tickets.com e que partilhava a infraestrutura. Denominado seatsnet.net, deu origem a “centenas de queixas em vários sites de denúncia de fraudes, com os utilizadores a indicarem que nunca receberam os bilhetes que pagaram”.
A importância de comprar nos canais oficiais
Os grandes acontecimentos desportivos e culturais, com projeção regional ou mundial, são normalmente usados para criar esquemas de burla.
A Exclusive Networks, representante das soluções da Proofpoint no mercado português, alerta por isso para a necessidade de os utilizadores terem uma atenção redobrada quando pretenderem adquirir bilhetes.
“O site tinha um design aparentemente legítimo e a sua posição no motor de busca, logo a seguir ao site oficial de bilhetes para os Jogos Olímpicos de Paris, pode ter contribuído ainda mais para a sua legitimidade, convencendo os utilizadores de que se tratava de uma fonte autorizada e segura” refere a empresa.
A solução passa assim por verificar a legitimidade dos canais de venda e escolher apenas os canais oficiais, neste caso o site oficial de venda de bilhetes da organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.