Apagão deixa várias zonas de Portugal e Espanha às escuras e afeta comunicações

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

Portugal regista, esta segunda-feira (28), uma queda generalizada no fornecimento de eletricidade, afetando localidades de norte a sul do país. Segundo informações recolhidas, as falhas elétricas atingiram regiões como Lisboa, Porto, Gaia, Évora, Leiria, Caminha, Aveiro, Águeda, Braga e Oeiras.

Além da falha de energia, começaram também a surgir relatos de problemas nas redes de telemóvel. Embora alguns utilizadores ainda consigam utilizar dados móveis, muitas pessoas indicam que não conseguem realizar chamadas telefónicas. O mesmo problema afeta a Espanha e regiões da França.

Em Espanha

A situação não se limitou a Portugal. Em Espanha, regista-se também um apagão generalizado, com uma falha de energia que afetou completamente o transporte e as comunicações.

De acordo com o jornal espanhol AS, o apagão, que começou por volta das 12h30 (hora local), afetou aeroportos como o Adolfo Suárez Madrid-Barajas, deixou vagões de metro às escuras e paralisou o tráfego ferroviário de passageiros.

Os semáforos desligaram-se em várias cidades espanholas, causando transtornos no trânsito, enquanto hospitais, lojas e bares também sofreram interrupções no fornecimento elétrico. As redes de dados móveis em Espanha registaram igualmente falhas.

Até agora, os territórios insulares, como as Ilhas Canárias e as Baleares, não foram afetados. Instituições como o Parlamento Catalão, o Congresso dos Deputados e o Tribunal Nacional também foram impactadas pelo corte de energia.

O impacto deste apagão não se ficou pela Península Ibérica. Em França, regiões como a Costa Basca e a Borgonha também registaram falhas de eletricidade.

Portugal: situação reportada ao Centro Nacional de Cibersegurança

Em Portugal, a situação já foi comunicada ao Centro Nacional de Cibersegurança. Segundo fonte oficial citada pelo Diário de Notícias, ainda se está a proceder à avaliação do incidente, estando a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil também a acompanhar o caso.

Apesar da incerteza quanto à origem, há relatos de que uma manutenção na rede elétrica estaria agendada para esta segunda-feira, o que pode apontar para possíveis problemas no processo.

Segundo a E-REDES, a interrupção resultou de um problema na rede elétrica europeia que teve impacto na rede nacional. Por orientação da REN, foi necessário realizar cortes de energia em zonas específicas para manter a estabilidade do sistema. A reposição do serviço está a decorrer de forma progressiva.

Entre as diferentes informações até o momento, a causa do apagão, tanto em Portugal como em Espanha, ainda não foi oficialmente confirmada.

Em atualização.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.