AnTuTu revela o que os consumidores procuram num smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

AnTuTu, uma plataforma amplamente conhecida pelos seus testes de performance ao teu smartphone Android, iOS e até para os tablets. Os seus testes genéricos mostra-nos o potencial de todo o hardware presente no equipamento com milhões de dispositivos a serem testados mensalmente.

Agora, com base em todos esses dados compilados pelas suas bases de dados, a AnTuTu sabe o que é que os consumidores preferem e procuram. Graças às milhares de pontuações, características e traços técnicos, podemos agora ter uma boa ideia daquilo que o consumidor procura num smartphone Android.

Vê ainda: d temporariamente grátis

Os dados foram recolhidos durante todo o mês de fevereiro de 2018, cobrindo praticamente todos os aspectos de um smartphone Android. Desde o tamanho do ecrã / tela, à quantidade de memória RAM, passando também pela versão do sistema operativo Android. Note-se que todos os dados seriam recolhidos junto do público chinês, não que isso defira muito das preferências globais.

Em primeiro lugar é visível a preferência dos consumidores por um smartphone Android com ecrã cada vez maior. Neste momento já estamos dentro da categoria dos dispositivos conhecidos por phablets. Equipamentos com ecrã de 5.5 polegadas a reunir a maior preferência com 25.76% da quota no mercado.

AnTuTu revela as preferências dos consumidores

Já por outro lado, é cada vez mais popular o smartphone Android com um ecrã de 6 polegadas de diagonal, tendo reunido 19.78% da preferência dos consumidores. Este segmento registou um grande aumento face ao valor registado em abril de 2017 quando registou 6.38%. Note-se ainda que o formato com 5.1 ou mais polegadas continua a ser extremamente popular com um total de 13.63% da preferência dos consumidores. Mais ainda, continua em queda o formato com 5 polegadas, registando apenas 3.81% da preferência face aos 7.66% em abril de 2017.

Smartphone Android com ecrã cada vez maior - AnTuTu

Temos também a presença, popular, de outros tamanhos de ecrã com alguma representatividade. Desde as 5.7 polegadas com 4.59% de preferência às 5.2 polegadas com 5.61% de preferência dos utilizadores ao adquirir um novo smartphone Android. Note-se que os dados da AnTuTu mostra-nos os dispositivos em utilização. Algo que, consequentemente também reflete os hábitos de compra dos consumidores.

Temos ainda o formato entre 3.5 polegadas a 4.9 polegadas que ainda conta com 26.82% do mercado. Neste momento são já uma relíquia no mundo dos dispositivos móveis Android.

A resolução de ecrã no smartphone Android

A nível de resolução dos ecrãs / telas que adornam os nossos dispositivos móveis a AnTuTu também tem algo a dizer. Com efeito, é extremamente provável que tenhas um smartphone Android com resolução Full-HD nas tuas mãos. Este é o segmento que retém a maior presença no mercado com a sua resolução de 1920 x 1080 pixéis. Conta com 54.73% da preferência dos utilizadores.

Todavia, logo em seguida temos a resolução Full-HD+ (2160 x 1080 pixéis), uma variante para ecrãs 18:9 da resolução Full-HD. Neste momento já conta com 22.12% do mercado. Mais ainda, a resolução Quad-HD (2560 x 1440 pixéis) conta com uma percentagem crescente, já com 7% da preferência dos consumidores no seu smartphone Android.

Por último, ainda há neste mercado uma boa percentagem de dispositivos com resolução HD (1280 x 720 pixéis). Cerca de 6.67% para ser mais concreto. Atualmente podemos encontrar esta resolução num típico smartphone Android de gama baixa / entrada, apesar de serem cada vez menos populares.

E a memória RAM no nosso smartphone Android?

Já a nível de memória RAM, a AnTuTu avança que em fevereiro de 2018 os 4GB de memória RAM são a configuração mais popular. Com 39.58% da preferência dos utilizadores esta é a configuração mais popular entre os utilizadores de smartphone Android.

Em seguida temos os 6GB de memória RAM com 33% da preferência dos utilizadores. Temos também 15.70% de dispositivos com 3GB de memória RAM e 4.44% de smartphones com 8GB de memória RAM. Destaque ainda para os 2GB de memória RAM com 5.98% da preferência dos consumidores.

O armazenamento interno segundo a AnTuTu

A nível de memória interna os smartphones com 64GB são os mais populares com 54.5% das preferências segundo a AnTuTu. Em seguida temos os 32GB com 18.69% do mercado em fevereiro. Já os modelos com 128GB com 17.41%. Sendo já bem mais populares do que os modelos com 16GB, apenas com 6.83%. Tendências registadas com base nas informações recolhidas pela AnTuTu em fevereiro.

Qual a versão mais popular do sistema operativo Android?

Por último, a AnTuTu debruça-se também sobre as versões mais populares do sistema operativo da Google. Com base nos dispositivos que são testados na sua plataforma podemos ver que o Nougat, a versão 7.1 conta com a maior preferência / popularidade com 31.21%. Já os modelos com o 7.0.0 Nougat também são muito populares com 23.67%.

Em seguida temos a 6ª versão do sistema operativo da Google com 9.20%. Sendo já ultrapassado pela versão Oreo (8.0 e 8.1), a mais recente, já com 15.46%. O 7.1.2 Nougat ainda conta com um total de 5.53% dos dispositivos testados. Até mesmo as versões anteriores ainda representam 14.93% dos utilizadores.

Poderão encontrar todas estas conclusões aqui, no website oficial da AnTuTu

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

d Oreo?

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.