AnTuTu: 1080p Full-HD é a resolução mais popular nos Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A popular plataforma de testes e benchmarks, a AnTuTu acaba de publicar vários dados deveras cativantes para todo e qualquer entusiasta de tecnologia. Baseando-se na sua vasta base de dados podemos agora ver as características mais comuns dos smartphones Android.

São mais do que estatísticas e bem mais do que simples tabelas. São um olhar profundo, atento, curioso e bem fundamentado ao "mundo" dos smartphones Android. Todavia, desta vez não estamos aqui a comparar os smartphones com base nas suas pontuações mas sim nas suas características.

Vê ainda: d mais poderosos em agosto

Isto é, com base em todos os milhões de smartphones que são testados na AnTuTu e lá deixam um registo completo das suas características, agora podemos ver o panorama geral. Nesse sentido ficamos agora a saber quais são os traços mais comuns atualmente em circulação.

Em primeiro lugar as conclusões aqui apresentadas não reflectem a totalidade dos smartphones Android em existência. Representa apenas aqueles que, em alguma altura, recorreram aos serviços da AnTuTu.

Padrão Full-HD 1080p é o mais comum nos smartphones

Em segundo lugar, face à extensa lista de aspectos abordados dividiremos os traços analisados por vários artigos. Nesse sentido, neste primeiro abordaremos a resolução de ecrã mais comum bem como a configuração de processador mais utilizada. Isto é, as características chave das plataformas móveis (SoC's) em circulação. Dois dos vários e cruciais aspectos que nos permitem tomar o pulso aos hábitos de consumo no mercado dos dispositivos móveis. Por conseguinte, em seguida podemos ver a distribuição das resoluções de ecrã mais comuns, cortesia da AnTuTu.

Aqui, em primeiro lugar (1º) temos o roxo / lilás, o padrão 1080 x 1920 pixéis, o padrão Full-HD com 24.37% e o formato tradicional 16:9. Já em segundo lugar podemos encontrar o mais recente 1080 x 2160 pixéis, o padrão Full-HD+. Algo que nos indica a presença de um ecrã com o formato 18:9, tendo esta configuração 17.19% da distribuição.

Todos estes dados foram partilhados pela AnTuTu

Em terceiro lugar temos o formato ainda mais esticado e ainda dentro do padrão Full-HD. Mais concretamente o 1080 x 2248 pixéis com um total de 8.57% bem como a resolução 1080 x 2280 pixéis com 7.52%. Note-se que este último é ainda mais esticado do que o anterior, referindo-se provavelmente aos formatos 18.5:9 e 19:9, respectivamente.

Cumpre ainda destacar o padrão HD, portanto 720 x 1280 pixéis que ainda constitui 10.99% da amostra. Todavia, podemos ver que este padrão começa a cair em desuso. Já por outro lado é igualmente provável smartphones com este padrão não têm utilizado com tanta frequência os serviços da AnTuTu.

Qual a configuração de processador mais popular nos Android?

Plataformas móveis, processadores ou SoC's (system on chips). Independentemente do nome são o coração, o motor do teu smartphone, seja ele Android ou iOS. Nesse sentido torna-se bastante interessante saber qual é atualmente a sua configuração mais popular.

Por conseguinte, em agosto de 2018 a esmagadora maioria dos smartphones Android utiliza um "motor" com 8 núcleos. Isto é, um processador octa-core composto por um total de 8 núcleos de processamento. Ilustrando esta tendência com o gráfico acima, 73.50% dos dispositivos seguem esta configuração.

As configurações quad-core continuam a ser populares, ainda com 21.90% da distribuição mas, mais uma vez, estão em desuso. Algo que nos deixa ver a clara evolução do mercado dos smartphones com vista à produção de equipamentos mais poderosos.

Em suma, é graças à AnTuTu e à sua base de dados que conseguimos ter este novo e relevante relatório. Cumpre ainda mencionar que esta empresa partilha com regularidade mensal vários destes indicadores.

Nesse sentido poderás contar também com análises e cobertura periódica desta temática aqui, na tua 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

e revela-nos mais detalhes

Apple iPhone Xs: O melhor vídeo que podes ver dos próximos iPhones

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.