AnTuTu: 1080p Full-HD é a resolução mais popular nos Android

Rui Bacelar
AnTuTu Wallpaper Android Xiaomi Black Shark Samsung
A popular aplicação de teste e benchmark partilha agora novas e relevantes informações.

A popular plataforma de testes e benchmarks, a AnTuTu acaba de publicar vários dados deveras cativantes para todo e qualquer entusiasta de tecnologia. Baseando-se na sua vasta base de dados podemos agora ver as características mais comuns dos smartphones Android.

São mais do que estatísticas e bem mais do que simples tabelas. São um olhar profundo, atento, curioso e bem fundamentado ao "mundo" dos smartphones Android. Todavia, desta vez não estamos aqui a comparar os smartphones com base nas suas pontuações mas sim nas suas características.

Vê ainda: AnTuTu revela os 10 smartphones Android mais poderosos em agosto

Isto é, com base em todos os milhões de smartphones que são testados na AnTuTu e lá deixam um registo completo das suas características, agora podemos ver o panorama geral. Nesse sentido ficamos agora a saber quais são os traços mais comuns atualmente em circulação.

Em primeiro lugar as conclusões aqui apresentadas não reflectem a totalidade dos smartphones Android em existência. Representa apenas aqueles que, em alguma altura, recorreram aos serviços da AnTuTu.

Padrão Full-HD 1080p é o mais comum nos smartphones

Em segundo lugar, face à extensa lista de aspectos abordados dividiremos os traços analisados por vários artigos. Nesse sentido, neste primeiro abordaremos a resolução de ecrã mais comum bem como a configuração de processador mais utilizada. Isto é, as características chave das plataformas móveis (SoC's) em circulação. Dois dos vários e cruciais aspectos que nos permitem tomar o pulso aos hábitos de consumo no mercado dos dispositivos móveis. Por conseguinte, em seguida podemos ver a distribuição das resoluções de ecrã mais comuns, cortesia da AnTuTu.

Android AnTuTu resolução do ecrã smartphones
Acima podemos ver as conclusões da AnTuTu relativamente às resoluções de ecrã.

Aqui, em primeiro lugar (1º) temos o roxo / lilás, o padrão 1080 x 1920 pixéis, o padrão Full-HD com 24.37% e o formato tradicional 16:9. Já em segundo lugar podemos encontrar o mais recente 1080 x 2160 pixéis, o padrão Full-HD+. Algo que nos indica a presença de um ecrã com o formato 18:9, tendo esta configuração 17.19% da distribuição.

Todos estes dados foram partilhados pela AnTuTu

Em terceiro lugar temos o formato ainda mais esticado e ainda dentro do padrão Full-HD. Mais concretamente o 1080 x 2248 pixéis com um total de 8.57% bem como a resolução 1080 x 2280 pixéis com 7.52%. Note-se que este último é ainda mais esticado do que o anterior, referindo-se provavelmente aos formatos 18.5:9 e 19:9, respectivamente.

Cumpre ainda destacar o padrão HD, portanto 720 x 1280 pixéis que ainda constitui 10.99% da amostra. Todavia, podemos ver que este padrão começa a cair em desuso. Já por outro lado é igualmente provável smartphones com este padrão não têm utilizado com tanta frequência os serviços da AnTuTu.

Qual a configuração de processador mais popular nos Android?

Plataformas móveis, processadores ou SoC's (system on chips). Independentemente do nome são o coração, o motor do teu smartphone, seja ele Android ou iOS. Nesse sentido torna-se bastante interessante saber qual é atualmente a sua configuração mais popular.

Android AnTuTu processdor octa-core resolução smartphones
Acima podemos ver a configuração de processadores mais comum atualmente.

Por conseguinte, em agosto de 2018 a esmagadora maioria dos smartphones Android utiliza um "motor" com 8 núcleos. Isto é, um processador octa-core composto por um total de 8 núcleos de processamento. Ilustrando esta tendência com o gráfico acima, 73.50% dos dispositivos seguem esta configuração.

As configurações quad-core continuam a ser populares, ainda com 21.90% da distribuição mas, mais uma vez, estão em desuso. Algo que nos deixa ver a clara evolução do mercado dos smartphones com vista à produção de equipamentos mais poderosos.

Em suma, é graças à AnTuTu e à sua base de dados que conseguimos ter este novo e relevante relatório. Cumpre ainda mencionar que esta empresa partilha com regularidade mensal vários destes indicadores.

Nesse sentido poderás contar também com análises e cobertura periódica desta temática aqui, na tua 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

Razer Phone 2 passa pela AnTuTu e revela-nos mais detalhes

Apple iPhone Xs: O melhor vídeo que podes ver dos próximos iPhones

OnePlus 6T chega dia 17 de outubro com leitor biométrico no ecrã

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.