AnTuTu: 6'' de ecrã e 6GB de RAM são os favoritos dos utilizadores Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

É uma das mais populares plataformas de testes e benchmarks com milhões de utilizadores a submeterem os seus smartphones Android e iOS ao escrutínio da AnTuTu. Algo que permite a esta plataforma reunir uma imensa base de dados sobre todo e qualquer equipamento testado.

Nesse sentido, a famosa plataforma de benchmark revela agora vários dados com base em toda esta base de dados acumulada. Por conseguinte, temos agora mais um relatório que nos deixa ver quais são as características técnicas favoritas dos utilizadores Android.

Vê ainda: d

Após termos ficado aqui a conhecer qual é a resolução de ecrã e tipo de processador mais popular, podemos agora ver novas e cativantes métricas. Nesse sentido, neste artigo daremos a conhecer qual é a versão do sistema operativo da Google que mais utilizadores reúne bem como o tamanho de ecrã e quantidade de RAM mais comuns.

É sem dúvida uma oportunidade para todo e qualquer curioso e / ou entusiasta de tecnologia ficar a conhecer um pouco melhor a realidade do mercado. Todavia, importa frisar que apenas uma parte dos equipamentos em circulação são testados pela AnTuTu.

As preferências dos utilizadores de smartphones Android

Isto é, os dados e conclusões aqui apresentados não reflectem necessariamente a realidade mundial. Todavia, mostram-nos as tendências de todo e qualquer dispositivo móvel que seja testado pela AnTuTu. Por conseguinte podemos a partir daí tirar várias conclusões com base nestes novos dados e também através da comparação com os dados anteriores. Dito isto, começaremos por abordar o quesito do tamanho de ecrã / tela ou display e, só para ilustrar isso mesmo prestemos atenção à seguinte imagem / gráfico.

Em primeiro lugar e olhando para os dados acima ilustrados pelo gráfico, de todos os utilizadores que testaram um smartphone Android na AnTuTu em agosto, a maioria prefere um ecrã grande. Isto é, podemos ver que 14,61% dos equipamentos testados tinham um ecrã de 6 polegadas.

6 polegadas - o tamanho de ecrã mais comum em agosto

Nesse sentido não deve aqui ler-se que na hora da compra o consumidor prefere inexoravelmente um ecrã de 6 polegadas. Estes dados mostram apenas que de todos os equipamentos testados pela AnTuTu durante o mês de agosto, a maioria apresentava um ecrã com as características supra-citadas.

Em segundo lugar temos os equipamentos de 5.5 polegadas com 12.75% da preferência. Já em terceiro lugar e fechando o pódio temos os ecrã de 6.2 polegadas, apresentando 11,45% da preferência. Em suma, estas são as 3 dimensões mais populares segundo os mais recentes dados da AnTuTu.

6GB de memória RAM nos smartphones Android testados pela AnTuTu

Olhando agora em primeiro lugar para o quesito da memória RAM podemos ver que a vasta maioria dos utilizadores de smartphones Android conta com 6GB de memória RAM - 36,51%. Esta foi a configuração mais comum de todos os smartphones testados pela AnTuTu durante o último mês. Em seguida podemos ver o gráfico ilustrativo desta realidade.

Em segundo lugar temos a configuração de 4GB de memória RAM nos smartphones Android testados - 31,7%. Logo em seguida temos os equipamentos móveis com 3GB, 8GB e 2GB de memória RAM. Aqui com 13,58%, 7,47% e 7,35% respectivamente.

6GB de memória RAM - a configuração predominante segundo a AnTuTu

Em suma, olhando para todos os equipamentos que foram testados na AnTuTu podemos ver que a maioria já está bem equipada para 2018. Todavia, apesar de ainda existirem vários smartphones com 4 e 3GB de RAM já temos uma presença significativa dos equipamentos com 8GB de RAM.

Por outras palavras, começamos a ver um crescimento gradual na adopção dos mais recentes smartphones topo de gama. Isto tendo em conta que é no segmento premium onde mais frequentemente encontramos esta configuração de memória.

Na próxima publicação analisaremos as versões mais populares do sistema operativo Android bem como a quantidade de armazenamento interno. Tudo isto para dar ao leitor a melhor análise e a melhor legibilidade possível. Isto face aos mais recentes dados da plataforma de benchmark conhecida como AnTuTu.

Editores 4gnews recomendam:

Descobre 10 produtos Xiaomi abaixo de 25€ que valem a pena comprar

Apple iPhone Xs: O melhor vídeo que podes ver dos próximos iPhones

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.