Nova atualização do AnTuTu dificulta ‘batotice’ dos construtores

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Não raras vezes se discute a veracidade de certos números atingidos por smartphones em testes de benchmark. Com isso em mente, o AnTuTu lançou a sua versão 7.26. Aí, é corrigida a questão de pontuação anormal causada por exploração maliciosa de permissões do sistema de alguns fabricantes.

Nos últimos anos, é recorrente assistirmos, nas apresentações de novos dispositivos, às suas magníficas pontuações no AnTuTu. Embora o fenómeno seja mais recorrente na China, só demonstra a importância dada aos números alcançados pelos dispositivos nos benchmarks.

A verdade é que marcas bastante reputadas já foram ‘caçadas’ a fazer batotice nas pontuações do AnTuTu. Nomes como OnePlus, Meizu, Oppo ou Huawei fazem parte desta lista. A estratégia é usada, pois os utilizadores menos experientes assumirão que uma alta pontuação num benchmark é sinónimo de um smartphone mais rápido.

Overclocking é o método mais usado para aldrabar o AnTuTu

O método mais recorrente para esta trapaça é bastante simples. O dispositivo deteta que está a correr o AnTuTu e potencia o seu processador ao máximo, sem preocupações de autonomia. Contudo, esta situação nunca acontecerá num uso dito normal.

O update 7.2.6 não explica de forma concreta como vai fazer para parar a trapaça. Contudo, é bom ver que estão a ser dados passos para que as marcas não usem e abusem destas plataformas que, em última instância, podem ajudar na decisão de adquirir este ou aquele dispositivo.

Como sempre, estamos a falar de uma referência. O AnTuTu ou qualquer outro benchmark não é o santo graal da sapiência no uso real de um smartphone. É bom ter essa referência, mas há muito mais a ter em conta da parte do utilizador. A atualização apenas está, para já, disponível (link) em chinês.

Editores 4gnews recomendam:

  • Próxima atualização do AnTuTu dificulta ‘batotice’ dos construtores
  • Serviço PlayStation Now finalmente chegou a Portugal!
  • Como completar o ‘Flashback Kompany’ no Fifa 19 Ultimate Team

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.