Nova atualização do AnTuTu dificulta ‘batotice’ dos construtores

Bruno Coelho
12 Março, 2019

Não raras vezes se discute a veracidade de certos números atingidos por smartphones em testes de benchmark. Com isso em mente, o AnTuTu lançou a sua versão 7.26. Aí, é corrigida a questão de pontuação anormal causada por exploração maliciosa de permissões do sistema de alguns fabricantes.

Nos últimos anos, é recorrente assistirmos, nas apresentações de novos dispositivos, às suas magníficas pontuações no AnTuTu. Embora o fenómeno seja mais recorrente na China, só demonstra a importância dada aos números alcançados pelos dispositivos nos benchmarks.

antutu huawei apple xiaomi benchmark

A verdade é que marcas bastante reputadas já foram ‘caçadas’ a fazer batotice nas pontuações do AnTuTu. Nomes como OnePlus, Meizu, Oppo ou Huawei fazem parte desta lista. A estratégia é usada, pois os utilizadores menos experientes assumirão que uma alta pontuação num benchmark é sinónimo de um smartphone mais rápido.

Overclocking é o método mais usado para aldrabar o AnTuTu

O método mais recorrente para esta trapaça é bastante simples. O dispositivo deteta que está a correr o AnTuTu e potencia o seu processador ao máximo, sem preocupações de autonomia. Contudo, esta situação nunca acontecerá num uso dito normal.

antutu huawei apple xiaomi benchmark
Este Mi 9 com overclocking teve pontuação 'absurda' no AnTuTu

O update 7.2.6 não explica de forma concreta como vai fazer para parar a trapaça. Contudo, é bom ver que estão a ser dados passos para que as marcas não usem e abusem destas plataformas que, em última instância, podem ajudar na decisão de adquirir este ou aquele dispositivo.

Como sempre, estamos a falar de uma referência. O AnTuTu ou qualquer outro benchmark não é o santo graal da sapiência no uso real de um smartphone. É bom ter essa referência, mas há muito mais a ter em conta da parte do utilizador. A atualização apenas está, para já, disponível (link) em chinês.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.

Mais na 4gnews

Google apresenta Stadia: Não é uma consola, é algo bem maior!
Reparar o ecrã do Galaxy S10 custa quase tanto como comprar um novo
Free Fire: 6 curiosidades do jogo mais popular da Google Play Store
Vídeo de hands on do Galaxy Fold mostra vinco no ecrã
Vivo X27 e X27 Pro foram lançados e têm ecrãs fantásticos
Google Fotos recebe nova atualização que melhora o 'Dark Mode' no Android Q

Artigos que não podes perder

Como saber se o teu produto Xiaomi é falso ou original?
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"