Antivírus? Nem para o smartphone Android, nem para o PC Windows!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 3 min.

Windows e Android, para PC e smartphone, respetivamente. Será que necessitam de um antivírus para viverem bem e por mais tempo? É uma questão que já preocupou mais gente no passado que atualmente, mas não é por isso que deixa de ser relevante.

De facto, começando pelo computador em si, durante muito tempo que se repetiu, no momento da sua compra, formatação ou qualquer outro aquele pequeno tutorial que consistia em instalar um antivírus para proteger o Windows.

Vê ainda: À conversa com David Ventura: O futuro da Xiaomi é prometedor

Bem, tendo em consideração a conjuntura atual, talvez isso seja mais um erro que outra coisa. Isto claro, para o público em geral. O público que navega na Internet, faz o download de simples imagens e pouco mais.

E nem vamos pensar naquelas pessoas que usam Windows e que se limitam a instalar aplicações da Windows Store. Essas então é que não precisarão de antivírus agora ou depois.

Se, quando era mais novo, cheguei a descarregar filmes e músicas por várias vezes e isso talvez justificasse o uso de um protetor para o computador, tudo bem. No entanto, hoje é rara a pessoa, ou a situação que implique, o descargue de ficheiros desse tipo no PC. Isto é, de fontes desconhecidas.

Antivírus no PC ou no smartphone, Windows ou Android, é tão 2000 e qualquer coisa...

Daí essa justificação. Para além disso, há duas outras variantes que se aliam ao não uso de um antivírus. Três. A primeira é que os antivírus, gratuitos, pouco ou nada fazem no que toca à proteção do equipamento.

A segunda é o facto de tornarem todo o computador em si mais lento. Afinal, haverá um programa (mais um) que correrá em background do início ao fim da utilização de uma sessão por uma mesma pessoa e cujo efeito é algo questionável.

Por último, o Windows evoluiu muito desde esse tempo em que toda a Internet - e não apenas uma parte - parecia demasiado sombria.

Dito isto, se te revês em algo do que foi dito anteriormente e, de facto, não necessitares do antivírus para nada, remove-o do teu PC. Pior não ficarás. O Windows 10 tratará de uma potencial (e ínfima) probabilidade de ataque.

Android, o principal sistema operativo utilizado para smartphone com cerca de 80% da quota mundial. O Android da Google mudou muito, muito mesmo. E ainda bem. E claro, tudo o que foi dito para o Windows aplica-se aqui.

Se és um utilizador soft, que não recorre a mais nada que a simples aplicações da APKs de fontes desconhecidas, constantemente, talvez possas considerar essa hipótese. No entanto, mesmo dessa forma deverás considerá-lo.

Isto porque a necessidade de ter um antivírus no smartphone é tão remota como no PC nos dias de hoje. É verdade. A Google encarregou-se, tal como a Microsoft, de tornar o seu sistema operativo tão seguro quanto possível, desde que não sejam cometidos exageros.

Quase ninguém, hoje, precisa de um antivírus no seu smartphone Android ou no seu PC Windows...

Por isso te digo, leitor, não instales nenhuma aplicação de antivírus no teu smartphone Android. Não precisarás, a sério. Isto claro, mais uma vez, a não ser que uses o teu equipamento de uma forma bastante especial.

Assim, fica atento a isso mesmo. Tudo dependerá do modo como usas o teu equipamento, seja ele um PC ou um smartphone, um Windows ou um Android. O que interessa é que tenhas a melhor experiência possível no uso do mesmo.

De resto, fica atento(a) à 4gnews para que não percas nenhuma novidade tecnológica no mundo onde a tecnologia é falada em português.

PS: Lembra-te que isto é apenas uma opinião pessoal, assim sendo, és livre de a contrariar e fica livre de a partilhar nos comentários!

Outros assuntos relevantes:

iPhone X: Será o Apple A11 um processador de seis núcleos?

Xiaomi Mi A1 volta a estar à venda por menos de 200€

Apple iPhone X: vídeo mostra como será a tecnologia Face ID

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.