Dois terços dos antivírus para Android não funcionam corretamente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Uma grande questão que muitos utilizadores colocam é se devem ou não instalar um antivírus no seu smartphone Android. O site AV-Comparatives testou 250 aplicações e nem um terço destas cumpriram os serviços mínimos.

Quem pretende instalar este tipo de aplicação, precisa de saber quais pode ou não pode instalar. A verdade é que quem já estava de pé atrás com estas aplicações, fica agora ainda mais. Depois de testar 250 Apps da plataforma da Google, apenas 80 cumpriram os requisitos.

De acordo com esta pesquisa, estes 80 antivírus conseguiram detetar mais de 30% de aplicações maliciosas de 2018, e tiveram zero falsos alarmes. Algumas das que ficaram abaixo destes valores cotaram-se, em alguns dos casos, a si próprias como maliciosas.

Em boa parte dos casos, a pesquisa revela uma falha: estas não estão realmente a ver o código das aplicações. A pesquisa do AV-Comparatives revela que estas apenas usam listas negras e brancas e o ‘scan’ é feito para a partir daí.

Os nomes do costume passaram no teste do AV-Comparatives

Não é de estranhar que vejamos nomes familiares entre os que passaram no teste. AVG, Kaspersky, McAfee ou Symantec apanharam tudo o que lhes mandaram para cima. Aqueles que não se mostraram minimamente efetivos são normalmente desenvolvidos por empresas que não são focadas em segurança.

Este teste deixa em alerta qualquer um que pretenda instalar um antivírus no seu Android. O segredo é mesmo ficarem-se por nomes com um histórico positivo no meio. Por outro lado, isto mostra que a Google tem de fazer uma melhor verificação no que respeita a este tipo de aplicações que podem ou não manter o nosso smartphone seguro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Intel Comet Lake terão até dez núcleos e suporte para Linux
  • Huawei lança powerbank massivo com carregamento rápido!
  • Jogadores do The Division 2 querem poder acariciar cães no jogo

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.