Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Anel inteligente ou smartwatch? Confere qual é o melhor para ti

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Os anéis inteligentes estão a ganhar espaço no mercado de wearables e a fazer frente aos já muito conhecidos smartwatches. Ambos os dispositivos contam com recursos semelhantes, por isso a escolha entre eles é difícil de fazer.

Não há uma resposta direta para esta escolha. Cada um destes wearables responde de uma certa forma às exigências e necessidades dos utilizadores. Neste artigo mostramos-te como funcionam os recursos nos dois wearables para decidires qual é que é o dispositivo que melhor responde às tuas preces.

pessoa a usar um smart ring e um smartwatch
Os smartwatches e smart rings dispõem de recursos de saúde e desporto em tudo semelhantes Imagem gerada por IA Microsoft Designer

Design e conforto na utilização

A escolha entre um smartwatch e um anel inteligente passa muito pelas preferências de cada utilizador. Recordo-te que ambos os dispositivos estão preparados para serem usados durante a noite e este é um fator que deves ter em conta na hora da escolha.

Para as pessoas que não gostam de usar um relógio durante o período de descanso, um anel inteligente pode ser uma escolha mais adequada. São mais pequenos e, por isso, menos invasivos.

Por outro lado, as empresas costumam enviar kits com anéis de plástico para que o utilizador possa selecionar o tamanho ideal para si.

Por sua vez, para aqueles que não se importam de usar um relógio na hora de dormir, há que optar por um smartwatch com uma bracelete confortável, por exemplo com braceletes maleáveis em silicone, e um mostrador quadrado ou redondo que assente bem no pulso.

Garantidamente, ambos foram concebidos para serem o mais confortável possível durante as 24 horas do dia. Nesse sentido, a escolha não poderia ser mais pessoal.

Quanto ao design, os anéis tendem a ter todos o mesmo look discreto e, facilmente, são confundidos com os anéis não inteligentes, passando bem por um acessório de moda.

Já os smartwatches dão um pouco mais nas vistas. Mas com a watchface certa e com braceletes a condizer com a ocasião, informal ou formal, também não é este ponto que foge à regra da preferência de cada utilizador.

Ecrã e recursos

Maior ou menor, os smartwatches contam com ecrãs, nos quais podes visualizar todos os dados referentes aos recursos de saúde e desporto. Neste ponto a escolha deve ser feita de acordo com o teu estilo de vida.

Se és um praticante frequente de desporto, terás de avaliar como serão as sessões de treino sem um ecrã que te mostre as métricas em tempo real. Um smartwatch é capaz de fazê-lo, já um anel inteligente não.

Por outro lado, um anel inteligente vai pesar muito menos no corpo do que um smartwatch, além de te distrair menos durante a sessão de treino. Essas são, aliás, as vantagens da ausência de ecrã.

Quanto aos recursos, smartwatches e anéis inteligentes apresentam praticamente os mesmos nas áreas da saúde e desporto. Aqui estão empatados, mas o mesmo já não se pode dizer de outras funcionalidades.

Os smartwatches com comunicações LTE incluídas funcionam de forma autónoma, não necessitando de um smartphone para receção de chamadas. Muitos modelos contam também com suporte para assistentes digitais que permitem organizar a vida remotamente.

Portanto, neste ponto os smartwatches podem ter uma ligeira vantagem face aos anéis inteligentes para os utilizadores que são desportistas à séria.

Monitorização do sono

Muitos anéis inteligentes são concebidos especialmente para serem bastante precisos na monitorização do sono. Conseguem recolher informações mais exatas em parâmetros como frequência cardíaca, movimento e até temperatura da pele.

Conseguem também fornecer informações mais detalhadas e exatas dos níveis de energia e bem-estar do utilizador. Por essa razão, este wearable é uma escolha mais indicada para as pessoas que preferem uma visão holística da sua saúde.

Mas é preciso não esquecer que alguns modelos de smartwatches estão também a apostar em funcionalidades relacionadas com o bem-estar. Muitos incluem monitorização diária dos níveis de stress, exercícios de respiração para melhorar a concentração e até aplicações próprias dedicadas ao Mindfulness.

O preço

Na compra de qualquer equipamento tecnológico, o preço é sempre um fator com um peso relevante. Mas, tal como acontece no restante mercado high-tech, existem anéis inteligentes e smartwatches para todo o tipo de carteiras.

Nos smartwatches, desde os mais caros como o Apple Watch Ultra com um preço premium de 909 € até ao recentemente lançado Huawei Watch Fit 3 com um custo de 159 €, há um modelo à medida de cada pulso e bolso.

E os anéis inteligentes seguem a mesma lógica. É certo que ainda não foi disponibilizado um anel com um custo premium como o do smartwatch Apple, mas parece-nos ser uma questão de tempo até isso acontecer. Especialmente se algumas marcas optarem por fazer um smart ring que inclua realmente joias preciosas, afinal é um anel, certo?

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt