Home Android

Android. Qualcomm Snapdragon 710 será o coração de dois novos Xiaomi

Não serão os Snapdragon 670 mas sim, os Snapdragon 710, o mesmo "SoC, um nome diferente.

Qualcomm Snapdragon 710 Xiaomi Android Qualcomm Snapdragon 450
Dois novos smartphones da fabricante chinesa vão mesmo estrear os novos Qualcomm Snapdragon 710. Eis as novidades. ©reuters

Após termos aqui avançado em primeira mão a possibilidade de dois novos smartphones Android da Xiaomi estrearem os Snapdragon 670, temos agora mais novidades. Em primeiro lugar, o SD 670 ainda não foi apresentado pela norte-americana Qualcomm e provavelmente nem será. Em vez disso teremos os primeiros Snapdragon 710.

Com efeito, estávamos à espera que a Qualcomm nos apresentasse os Snapdragon 670 como sucessores dos SD 660 durante o Mobile World Congress 2018 (MWC). Algo que como certamente saberão, não se veio a concretizar. Agora, segundo o portal XDA Developers, temos notícias francamente positivas.

Vê ainda: Xiaomi Mi A2 será mais importante do que muitos imaginam

Em primeiro lugar, não existirá um SD 670, em vez disso a Qualcomm apelidará estes novos processadores de Snapdragon 710. Estes serão os SoC’s (system on chip) que integrarão dois dos próximos smartphones Android de gama média alta da fabricante chinesa, Xiaomi.

Para já estes smartphones Android são conhecidos apenas pelos seus nomes de código, os Xiaomi Comet e o Xiaomi Sirius. Segundo o exclusivo do portal XDA, serão os primeiros dispositivos com estes novos “motores” que proporcionam uma performance digna de topos de gama.

Snapdragon 710 da Qualcomm, estreia-se nos Xiaomi

A XDA Developers sustenta a sua peça nas declarações prestadas por uma fonte de confiança que lhes confirmaria ambas as teses. Em primeiro lugar, que o nome dos SD 670 afinal será Snapdragon 710. Em segundo lugar, que os terminais Android da Xiaomi estariam entre os primeiros a poder utilizar este novo processador de gama média-alta. Em seguida temos uma das imagens avançadas pela XDA Developers.

Qualcomm Snapdragon 710 Xiaomi Android
Segundo o exclusivo avançado pela XDA, confirma-se não só o nome mas também alguns dos primeiros smartphones a usar este novo processador.

A imagem acima, fornecida pela referida “fonte de confiança” ao portal XDA afirma que a mesma foi obtida a partir dos fóruns internos da própria Qualcomm. Mais ainda, confirmam assim a nomenclatura dos novos processadores da gama 700 que aqui ficamos a conhecer no mês passado.

Xiaomi terá 2 smartphones Android com o novo Snapdragon 710

Estas informações são corroboradas pelas alegações de Roland Quandt, o responsável pela conta de Twitter @rquandt e pelo blog Winfuture.de. Fonte que já por duas vezes avançou que o Snapdragon 710 seria o primeiro processador da nova gama da Qualcomm. Algo que agora se parece confirmar. Mais ainda, terá as mesmas características que até agora eram atribuídas ao SD670.

Olhando para as características técnicas do Qualcomm Snapdragon 710 temos aqui um SoC octa-core (8 núcleos de processamento). Teremos também a gráfica Adreno 615 com uma frequência de processamento que variará entre os 430MHaz e os 700MHz. Mais ainda, será composto por dois clusters (grupos) de núcleos.

O primeiro, com dois núcleos de alta performance (mais potentes) será um dual-core Cortex A75. Já o segundo cluster será composto por um hexa-core (6 núcleos) Cortex A55 para um baixo consumo energético. Mais ainda, a configuração do novo processador da Qualcomm já foi confirmada pelos ficheiros de firmware (software de sistema) Android, tal como avança o portal XDA.

O que trarão de novo estes smartphones Android da Xiaomi?

De acordo com esta publicação os novos Xiaomi Comet e Sirius colocar-se-ão no segmento de gama média-alta. Olhando para o Comet teremos aqui um ecrã OLED capaz de utilizar a função Always-on Display. Trará já o sistema operativo Android Oreo 8.1. Tendo ainda suporte para a conctividade dual-SIM. Mais ainda, podemos avançar que trará uma bateria com 3100mAh de capacidade.

Sem esquecer a porta Infra-vermelhos, presente am ambos os terminais. Alguns rumores sugerem que o Comet possa ser o tão esperado Xiaomi Mi A2 mas para já não temos provas para comprovar esta teoria. Nos próximos dias contamos que surjam mais fugas de informação para clarificar o assunto.

Como se chamarão estes novos Xiaomi com o Snapdragon 710?

Já por outro lado, o Xiaomi Sirius também trará um ecrã OLED, todavia, com uma notch, entalhe, monocelha ou recorte como o iPhone X da Apple. Mais ainda, contará também ele com a função Always-on Display. Algo que te apresenta sempre as horas, notificações e outras informações pertinentes.

O dispositivo terá ainda o sistema operativo Android Oreo 8.1 da Google, para além do suporte para dual-SIM. Teremos ainda a porta de infra-vermelhos para controlares, por exemplo, a televisão. Infelizmente não teremos conectividade NFC nem o suporte para cartões de memória microSD para expansão do armazenamento.

O terminal Android contará ainda com uma bateria de 3120mAh de capacidade. Mais ainda, teremos o Modo Retrato para a sua câmara fotográfica. Informações confirmadas pela análise do firmware para ambos os terminais Android.

A Xiaomi já confirmou uma apresentação de produtos para o dia 25 de abril de 2018 onde se espera que apresente o novo Mi 6X. Mais uma vez, para já são apenas rumores. Não existindo provas, para já, que liguem os nomes de código aos nomes finais do produto em si. Esperemos para ver o que o futuro nos trará.

Poderão o “Comet” e o “Sirius” serem os Xiaomi Mi A2 e o Mi MAX 3? Deixa-nos a tua opinião abaixo, na secção dedicada aos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 deixa antever as mudanças face ao OnePlus 5T

OnePlus 5 e 5T já receberam o Projecto Treble da Google

Xiaomi marca apresentação para o dia 25 de abril, Mi 6X a caminho?

Fonte |

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).