Android vs iPhone: 5 características estreadas nos smartphones Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Vivemos uma era em que o mercado mobile é protagonizado por dois sistema sistemas operativos: Andorid e iOS. O primeiro vive numa enormidade de smartphones por esse mundo fora, ao passo que o segundo é apenas visível nos iPhone da Apple.

Por conseguinte, existe uma inevitável rivalidade entre ambas as plataformas. Qual a melhor? Qual a mais vantajosa para o consumidor? Qual a que mais revolucionou o mercado em que se insere?

Vê ainda: Google Feed: Acompanha os jogos de futebol em direto como nunca

A verdade é que tanto os smartphones Android como os iPhone acabam por inspirar-se uns aos outros. A grande maioria das funcionalidades que foram estreadas numa plataforma acabam, eventualmente, por migrar para a concorrência. Algo que, em último caso, será sempre benéfico para o consumidor.

Com efeito, este será o ponto de partida para o primeiro de dois artigos que irei escrever sobre a temática. Nestes irei dar-te a conhecer um conjunto de 5 características que foram introduzidas numa plataforma mas que acabaram por chegar também à concorrência.

Android vs iPhone: Uma rivalidade entre smartphones que não tem fim

Em primeiro lugar, vamos olhar para o que surgiu primeiro na plataforma Android. Importa frisar ao nosso leitor que me irei debruçar tanto sobre aspetos de software como de hardware.

Notificações agrupadas

Embora isto possa parecer básico para os utilizadores Android, a verdade é que esta funcionalidade é ainda muito recente no iOS. Presente no Android desde a sua génese, só este ano é que tal se materializou na sua concorrência.

Foi com a chegada do iOS 12 que a Apple começou a apostar forte na organização das tuas notificações. Aquela bagunça de notificações característica do iOS é já coisa do passado. Há anos que os utilizadores Apple vinham a pedir isto e finalmente as suas preces foram atendidas.

Widgets

Mais uma vez, os widgets é aquela funcionalidade que sempre nos lembramos de ter no Android. De facto, estes marcam presença neste sistema operativo desde 2008, com o relógio e a barra de pesquiza. São, muitas das vezes, os atalhos de que necessitamos para uma certa aplicação.

Por outro lado, a Apple só trouxe isto para os seus smartphones em 2014, com o iOS 8. Ainda assim, estes continuam longe da utilidade dos seus irmãos no Android. Os widgets no iOS continuam confinados a uma parte especifica, sem os poderes colocar onde bem entenderes.

Carregamento rápido

A autonomia dos nossos smartphones é um tema de extrema importância. Na impossibilidade do desenvolvimento de baterias mais duradouras, uma solução teve de ser encontrada. Com efeito, surgiu o carregamento rápido que nos permite recarregar mais rapidamente a bateria dos nossos smartphones.

No caso do Android, esta possibilidade já está disponível desde 2013. Foi nesse ano que a Qualcomm lançou o Quick Charge 1.0. Por outro lado, só em 2017, com o lançamento dos iPhone 8 e iPhone X, é que a Apple ofereceu aos seus utilizadores a mesma possibilidade.

Resistência à água

Este é outro ponto que é cada vez mais importante nos dias que correm. Atualmente, parece quase impensável comprarmos um smartphone Android topo de gama sem resistência à água. Até mesmo os iPhone já oferecem possibilidade semelhante, mas nem sempre foi assim.

Só em 2016, com a introdução do iPhone 7, é que a Apple adotou esta característica. Por outro lado, o primeiro equipamento Android com resistência à água foi o Sony Xperia Z, desvendado em 2013.

Câmara dupla

Neste momento, temos já equipamentos com o Samsung Galaxy A9 com quatro câmaras traseiras. No entanto, antes de chegarmos aqui passamos pelas câmaras duplas. Foi com o lançamento do HTC One M8, em 2014, que vimos o primeiro smartphone para as massas com duas lentes.

Em contrapartida, foi apenas em 2016 que vimos o primeiro iPhone com duas lentes fotográficas. Esse marco foi materializado pelo iPhone 7 Plus, apresentado em setembro desse mesmo ano.

Estes são apenas algumas das características com que nos deparamos em ambas as plataformas, mas que nem sempre foi assim. Desse modo, fica aqui a promessa do regresso desta temática, desta feita para analisarmos em que medida os iPhone vieram revolucionar o mercado mobile.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Mate 20 Pro surpreendeu mais de 70% dos amantes tecnológicos

OnePlus 6T: Exemplos de fotografias antes da revelação oficial

Conhece um microfone a bom preço para adicionares à tua câmara

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.