Samsung Galaxy S9 Apple iPhone X Cnet Android iOS Android vs iOS sistema operativo
Um recente estudo revelou alguns hábitos peculiares no que à fidelidade ao sistema operativo diz respeito.

Samsung Galaxy S9 vs Apple iPhone X, um duelo interminável e que arrasta sempre as discussões para a ótica do sistema operativo. Android vs iOS, outra discussão sem vencedor aparente, cada qual reunindo sólidos argumentos e fãs de ambos os lados. Agora, um estudo mostra-nos que existe uma vantagem do Android sobre o iOS da Apple no que à taxa de retenção do cliente / utilizador diz respeito.

Ora, o Samsung Galaxy S9 apesar de estar desprovido de um Face ID como o do Apple iPhone X contará com um público e utilizadores mais fieis. Pode até não ter uns Animoji tão simples (mas conta com os AR emoji) mas terá um sistema operativo que se mantém mais fiel. Os dados são da agência Consumer Intelligence Research Partners (CIRP).

Vê ainda: 25 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Segundo esta agência de análise e estatísticas de mercado, no típico duelo Android vs iOS, o primeiro sistema operativo vence no que à fidelidade diz respeito. Serão cada vez menos os consumidores que abandonariam o sistema operativo Android pelo iOS da Apple. Pelo menos não com a frequência que outrora o fariam.

Em primeiro lugar, este estudo refere-se à população norte-americana. O período temporal em análise estende-se entre janeiro de 2016 até ao final do mês de dezembro de 2017. O estudo seria avançado em primeira mão pela imprensa internacional, mais concretamente pela publicação MacRumors.

Android vs iOS, o eterno duelo sem vencedor

Com base nas conclusões da Consumer Intelligence Research Partners podemos ver que a lealdade ao sistema operativo Android tem aumentado. Aliás, no duelo Android vs iOS, cada vez mais a lealdade ao sistema operativo da Google está em alta. Mantendo-se também estável nos últimos tempos – inícios de 2016. Segundo os dados desta empresa, há uma vantagem para o sistema operativo do robô verde, apesar de não ser muito grande.

Taxa de retenção do utilizador / consumidor no sistema operativo

Android iOS Google Apple Samsung
Os dados são da Consumer Intelligence Research Partners (CIRP).

Neste momento, o sistema operativo Android conta com uma taxa de retenção (lealdade do utilizador) de 91%. Já o sistema operativo da Apple, o iOS conta com uma taxa de retenção de 86%. Estes dados foram reconhecidos nos Estados Unidos da América e não revelam o número total de inquiridos.

Android vs iOS – Fidelidade ao sistema operativo em análise

Segundo a imprensa internacional, referir-se-ão aos consumidores que durante 2017 trocariam de smartphone, sendo este o público-alvo do estudo. Seriam estes consumidores que trocaram de dispositivo móvel durante 2017 os inquiridos pela agência Consumer Intelligence Research Partners.

Observando agora as taxas de variação na retenção do consumidor / utilizador temos um percurso bem distinto no passado. Todavia, tem sido bem similar atualmente. Desde janeiro de 2016 até dezembro de 2017 que a fidelidade / retenção no sistema operativo Android variou entre os 89% e os 91%.

Já no campo do iOS da Apple a taxa de retenção / fidelidade situa-se um pouco abaixo, entre os 85% e os 88% durante  o mesmo período. Mesmo assim, ambas as plataformas usufruem de uma estabilidade notória e em crescimento.

Consumidores fieis ao seu sistema operativo de eleição

sistema operativo Android vs iOS Apple iPhone X Samsung Samsung Galaxy S9 Apple iPhone X reuters
São duas das maiores fabricantes mundiais de dispositivos móveis ©reuters

Segundo Mike Levin, sócio e co-fundador da CIRP os utilizadores já escolheram a sua marca e sistema operativo favorito, mantendo-se fieis às suas preferências.“Com apenas dois sistema operativos disponíveis, os utilizadores podem agora escolher um. Investem. Estudam. Descobrem as suas potencialidades e mantêm-se fieis à plataforma escolhida. Agora, tanto a Apple como a Google precisam de descobrir como é que podem cativar clientes fieis à concorrência”. Declarações de Levin.

Android vs iOS, um duelo que passa pelos serviços:

É exatamente por isso que tanto a Google como a Apple se têm focado cada vez mais em vender os seus serviços. Desde o Apple Music ao Google Fotos. Pontos, serviços e fatores em que cada uma das empresas se destaca. Algo que para a Apple tem sido uma estratégia de sucesso. Os seus serviços revelam-se cada vez mais lucrativos para a empresa. Aqui temos o Apple Pay, Música, iCloud, AppleCare e também a App Store, entre outros.

Já para os utilizadores do sistema operativo Android, o duelo Android vs iPhone faz cada vez menos sentido. Isto na medida em que estes consumidores contam com um enorme leque de opções à sua escolha. Não faltam fabricantes / marcas com produtos de topo (e para os restantes segmentos de mercado). Algo que sem dúvida ajuda a aumentar esta taxa de retenção / fidelidade.

Android vs iOS – qual é a tua escolha?

Veja-se por exemplo que quando um utilziador iOS decide mudar de sistema operativo ele tem obrigatoriamente que abandonar a Apple. O mesmo não sucede com um utilizador do sistema operativo Android, este pode trocar entre Samsung, Huawei, Sony, LG, Xiaomi, OnePlus, etc…

Por último, segundo os dados desta mesma empresa, em 2013 os utilizadores de iOS eram muito mais fiéis do que os utilizadores Android. Contudo, no ano seguinte a tendência inverteu-se. Desde então o sistema operativo da Google tem liderado e continua a aumentar a sua taxa de retenção do utilizador.

Neste momento, qual é a tua escolha? Qual o teu sistema de eleição no que aos dispositivos móveis diz respeito?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi consolida a vantagem sobre a Samsung na Índia – CMR

Samsung Galaxy S9 e S9 recebem atualização do sistema Android

Huawei P20 Lite – Imagem real confirma design final do smartphone

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).