Android vai tonar o acesso às redes Wi-Fi públicas mais fácil

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Se costumas usar redes de Wi-Fi públicas, então sabes que o acesso às mesmas pode ser uma maçada. Sobretudo aquelas onde podes usar uma conta nas redes sociais, mas tens de introduzir todos os teus dados manualmente.

Felizmente, a Google está a trabalhar para que esse processo possa ser mais simples e automatizado. Para isso, ela implementará novos mecanismos que permitam o acesso aos teus dados de preenchimento automático.

Google quer mudar a tecnologia por trás das páginas de login nas redes Wi-Fi públicas

Atualmente, o Android utiliza os chamados Captive Portals para que possas entrar em redes de Wi-Fi públicas. Simplificando, são aqueles janelas pop-up que surgem quando tens de introduzir os teus dados.

Android Wi-Fi
Imagem ilustrativa criada pela IA Microsoft Designer

O problema é que estas funcionam dentro de apps e não têm acesso aos dados armazenado no Chrome, por exemplo. Isso é algo que a Google quer mudar, permitindo que essas páginas consigam aceder às informações que tens guardadas no teu browser.

Por outras palavras, essas janelas passarão a ter acesso às tuas palavras-chave, informações de pagamento e mais. Isto significa que poderás começar a usar ferramentas de preenchimento automático ao invés de estar sempre a introduzir os mesmos dados repetidamente.

Isto tornará o acesso a redes de Wi-Fi públicas mais simples e rápido. Por um lado, podemos dizer que traz um claro benefício do ponto de vista da comodidade, mas por outro não irá melhorar a segurança dos utilizadores.

Um dos exemplos que podemos dar são as redes Wi-Fi fantasma ou fictícias. Mesmo no caso dos dados não sejam preenchidos automaticamente, possivelmente poucos perceberiam, só por isso, que estavam perante uma rede maliciosa.

Tal como refere a publicação Android Authority, estas mudanças já foram parcialmente implementadas no código-fonte do Android. Todavia, elas ainda não estão totalmente ativas.

Espera-se, portanto, que em breve a Google possa lançar esta novidade para todos os utilizadores do seu sistema operativo. Ainda não sabemos quando isso irá acontecer, restando-nos aguardar por esse momento.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.