Android. Sony Xperia XZ3 é oficial e mais do mesmo!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Muitos foram os rumores e fugas de informações sobre o novo topo de gama Android da Sony. Pois bem, o Sony Xperia XZ3 já foi apresentado oficialmente, e acaba por não acrescentar nada de importante ao portefólio da empresa.

Durante os últimos anos, a fabricante tem apresentado grandes dificuldades em singrar no mercado dos smartphones. Os seus topo de gama têm acabado sempre por não apresentar argumentos que lhes permita competir com a concorrência. Este problema ficou ainda maior, desde que a Sony decidiu lançar três topo de gama por ano.

Vê ainda: mais interessante da marca

Pois é, este novo Sony Xperia XZ3 é já o terceiro topo de gama lançado em 2018. Em fevereiro tivemos a apresentação do Xperia XZ2, seguido poucos meses depois pelo XZ2 Premium.

O pior desta estratégia, é que a empresa acaba por não conseguir ter tempo suficiente para apresentar novidades que possam cativar os utilizadores, acabando por apresentar mais do mesmo em cada um dos smartphones.

Sony Xperia XZ3 acaba por se apresentar como apenas "mais um" smartphone Android

O novo Sony Xperia XZ3 foi apresentado com um design ligeiramente mais modernizado, com um ecrã mais alongado e molduras laterais ligeiramente mais finas. No entanto, apesar de não apresentar qualquer notch, continua a ter molduras verticais bastante espessas.

Certamente que o seu ecrã vai acabar por ser o principal ponto de venda do novo topo de gama. Sendo o primeiro a chegar equipado com um ecrã OLED de 6" polegadas, resolução Quad HD+ e suporte para HDR. Além disso, o vidro apresenta uma agradável curvatura nas extremidades, o que poderá apontar para um painel OLED curvo.

Quando começamos a observar a restante lista de especificações, é quando a desilusão se torna mais evidente. O Sony Xperia XZ3 chega equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 845 SoC. No entanto, continuou "preso" a 4GB de memória RAM, quando a grande maioria da sua competição tem pelo menos 6GB.

Até mesmo no seu espaço de armazenamento acaba por se colocar atrás da concorrência, tendo apenas 64GB de memória interna. No entanto, poderá ser expandida através de cartão microSDXC em até 512GB.

No segmento fotográfico, era onde esperávamos as maiores novidades, com vários rumores a apontarem para um sensor de 48 megapixels. Surpresa, isso não aconteceu. O Sony Xperia XZ3 chega com uma única câmara traseira de 19 megapixels com abertura f/1,8. Dedicada às selfies está uma câmara de 13 megpaixels.

O Xperia XZ3 consegue gravar vídeo em 4K HDR e continua a apresentar o popular modo super câmara lenta da Sony a 960fps (frames por segundo). Apesar das boas capacidades das suas câmaras, o novo topo de gama continua a não apresentar qualquer melhoria quando comparado com os seus predecessores. Especialmente se o compararmos ao Xperia XZ2 Premium.

Infelizmente, o Xperia XZ3 ainda não foi o primeiro a deliciar-nos com câmara de 48 megapixels

Assim sendo, fica no ar a dúvida se a empresa vai finalmente decidir utilizar o seu novo sensor IMX865 de 48 megapixels no Sony Xperia XZ3 Premium. Muito provavelmente o novo topo de gama será lançado durante os próximos meses.

Alimentado por uma bateria de 3330 mAh com suporte para carregamento sem fios, o Xperia XZ3 vai chegar de fábrica já a correr o novo Android Pie. Este é muito provavelmente um dos pontos de destaque para o novo topo de gama, não precisar de esperar por uma actualização.

No que respetei ao seu preço e disponibilidade, o novo topo de gama da Sony vai começar a ser comercializado a 24 de setembro nas quatro cores já esperadas. O seu preço, tal como seria de esperar, é digno de um topo de gama. Deverá chegar com um preço aproximado de 800 euros.

Infelizmente para a Sony, não será difícil encontrar excelentes alternativas ao seu novo topo de gama, que ofereçam especificações tão boas (e melhores) por preços muito mais apelativos.

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Redmi S2 está por pouco mais de 100€ com este promocode

ndroid lento? A culpa pode ser do cartão de memória!

ZTE Axon 9 Pro: Será este o salva vidas da fabricante?

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.