Sony Xperia XZ2 chega no MWC, o próximo topo de gama Android da Sony

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

No início de 2013 ficaríamos a conhecer o smartphone que ditaria o design dos dispositivos Sony Xperia até à atualidade. O Xperia Z, primeiro do seu nome, nascido com resistência à água e ao pó, fundador da dinastia "OmniBalance", precursor de toda a nova linha topo de gama da marca. Agora, em 2018, nas vésperas do MWC 2018 ficamos a conhecer os Sony Xperia XZ2, o futuro da marca no mercado Android.

Este Xperia lançado em 2013 seria também o primeiros dos topos de gama que compraria para utilização diária. Na altura já custou imenso dar cerca de 550€ pelo smartphone. Sim, em 2013 o preço dos flahships rondava os 5000 euros e não os 1000€. Como o tempo voa...e entretanto seriam vários topos de gama desta marca a passar-me pelas mãos. Todos eles com o mesmo design "OmniBalance".

Vê ainda: Google Play Store: Samsung Max economiza dados e dá-te uma VPN

Agora, são cada vez mais as fabricantes de dispositivos móveis que preparam novos lançamentos com um novo formato de ecrã. O 18:9 veio para ficar e tornou-se já numa presença assídua no mercado. Desde que foi lançado o LG G6 na última MWC que mais dispositivos seguiriam esta tendência.

Agora, também a fabricante japonesa, Sony, estará a preparar dois novos smartphones Android. Serão eles o Sony Xperia XZ2 (que pode ser visto nas imagens abaixo), e o Xperia XZ2 Compact. Para além destes topos de gama acreditamos, com base nestas fugas de informação, teremos três dispositivos Android de gama média. Este últimos deverão manter o design "OmniBalance" e o formato de ecrã 16:9.

Sony Xperia XZ2 chegará no MWC com Android Oreo

Pelo menos, para os Sony Xperia topo de gama, a partir de segunda-feira teremos um novo rumo. Será aí, no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona que ficaremos a conhecer os equipamentos que poderão trazer de novo a marca para junto das grandes. Segundo as informações avançadas por Evan Blass (@evleaks), ambos os topos de gama chegarão com o sistema operativo Android Oreo 8.0. Ambos os smartphones utilizarão o mais poderoso processador da Qualcomm, o recém-apresentado Snapdragon 845. Este será o mesmo SoC que se acredita integrar os Galaxy S9 e S9+, da Samsung.

Este será o Sony Xperia XZ2:

De acordo com fontes citadas por Evan Blass, o Sony Xperia XZ2 terá um ecrã de 5.7 polegadas. Já no modelo Compact teríamos um ecrã de 5.0 polegadas mas o mesmo processador e demais especificações técnicas. Em ambos estará presente o mais recente Android Oreo e o mais poderoso processador da Qualcomm.

O Sony Xperia XZ2 terá ainda uma construção maioritariamente em vidro. Todavia, será uma traseira ligeiramente curva, algo que também já tem vindo a ser sugerido pelos teasers da marca. Terá um efeito 3D conseguido através do vidro curvo, estrutura metálica e um uma proporção de ecrã/ corpo nunca antes vista num smartphone desta marca.

Relativamente à tecnologia e resolução de ecrã, em ambos os modelos teremos o mesmo painel (com dimensões diferentes), IPS LCD com resolução Full-HD+. Em ambos teremos também a proteção Gorilla Glass 5. Para quem estava à espera de um painel AMOLED temo trazer notícias menos animadoras.

MWC 2018 será o palco de apresentação deste smartphone Android

Já na traseira deste smartphone Android teremos a mesma câmara de 19MP com abertura focal de f/1.8 que adorna e equipa a traseira do Sony Xperia XZ Premium. Será capaz de gravar em 4K Ultra-HD, em HDR. Poderá ainda capturar filmagens em super-slow motion em Full-HD (1080p). Segundo os rumores, no modelo Compact a configuração da câmara será um pouco diferente.

MWC 2018 será o palco de apresentação dos topos de Sony Xperia XZ2 com Android Oreo

Algo que estes novos dispositivos Android com apresentação marcada para o MWC 2018 partilharão com os modelos apresentados no CES 2018 será a posição do leitor de impressões digitais.

Com efeito, tal como os Xperia XA2 e XA2 Ultra, o sensor de impressões digitais estará agora localizado na traseira. Desta forma a marca também já não estará impedida de trazer um sensor biométrico para o mercado norte-americano nos seus dispositivos. Até à data a marca tem colocado este sensor no botão On/Off dos seus smartphones Android.

Segundo os rumores os próximos dispositivos chegarão com altifalantes duplos, apelidados de "S Force". Serão um dos trunfos do Sony Xperia XZ2 mas não estarão presentes no Sony Xperia XZ Compact. Acredita-se que para além do áudio dito convencional, os smartphones sejam capazes de proporcionar um sistema de haptic feedback. Sincronizar a batida da música com o feedback de vibração, algo poderá fazer sobressair os próximos smartphones da marca dos demais concorrentes.

Teremos ainda, nos Sony Xperia XZ2, uma bateria 3180mAh, carregado via USB do Tipo C ou mesmo sem-fios. Já o Xperia XZ2 Compact terá uma bateria 2870mAh contará "apenas" com o carregamento típico, via cabo USB.

As surpresas e novos lançamentos da Sony chegarão na próxima segunda-feira. Aí ficaremos a conhecer os seus novos smartphones.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Moto G6 aparece na Geekbench com Android Oreo

2018

d em Espanha

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.