Android. A evolução do design Sony Xperia em vídeo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Chama-se Ambient Flow e foi apresentada durante o último Mobile World Congress (MWC) que ontem chegaria ao fim. Chegou com os novos Sony Xperia XZ2 e Sony Xperia XZ2 Compact que podemos ver na imagem e no vídeo presente no final do artigo. Contam com uma traseira curva mas já não são os primeiros equipamentos Android da tecnológica japonesa com este traço.

No vídeo em seguida podemos ver a evolução das filosofias de design desta fabricante. Deste as suas origens no mercado dos smartphones com a linha NXT (na altura com o topo de gama Xperia S), ao OmniBalance que seria introduzido com o Xperia Z em 2013. Mais recentemente tivemos algumas iterações e pequenas alterações a este OmniBalance mas seria esta a tendência que mais marcaria os seus equipamentos Android.

Vê ainda: d

Tudo começa com o Sony Xperia S. Com uma traseira curva, um queixo irreverente com uma tira em acrílico transparente. Este topo de gama Android já então se destacava dos demais, sobretudo numa altura em que apenas os iPhone da Apple utilizavam materiais de construção premium.

Todavia, seria a OmniBalance introduzida em 2013 que colocaria a Sony numa posição que até à data não voltou a recuperar. De linhas retas e quase austeras. A simplicidade do vidro tornava os seus dispositivos simplesmente icónicos. Mais uma vez, afirmava-se como símbolo de qualidade de construção (e já então com alguma resitência à água). Seria a "filosofia" dominante de 2012 até 2015.

Evolução do design dos Sony Xperia

Só então e que a fabricante Android começaria a aplicar algumas alterações ao OmniBalance. Manteria o aspecto retangular e as margens bem notórias, normalmente albergando os altifalantes duplos frontais. Esse seria um dos trunfos da marca, para além da resistência à água e ao pó que entretanto se viria a generalizar. Em seguida podemos ver, de forma lúcida e quase nostálgica, a evolução do design dos seus dispositivos Android. De 2012 a 2012. Prepara-te!

Evolução dos seus dispositivos Android

Chamar-lhe-iam Unified Design e seria introduzido pelos Sony Xperia X. Caracterizar-se-ia pelas traseiras em metal escovado. Seria um design de curta duração uma vez que passado pouco mais de um ano a Sony começaria a cortar os cantos e arredondar as arestas dos seus smartphones Android. Em breve estaríamos nos Loop Surface e até o botão On/Off passaria de circular a oval, albergando também o sensor biométrico.

Eis que chegamos a 2018 e aos seus novos smartphones Android, os XZ2 e XZ2 Compact. Qual é a tua opinião sobre este novo design Ambient Flow. Agrada-te ou nem por isso?

Assuntos relevantes na 4gnews:

G para fotografia – DxOMark

d abaixo de 250€ – Março 2018

e Xiaomi Mi MIX 2S, as próximas flores de Primavera

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.