Android. Sony vendeu 2 milhões de Sony Xperia's no 2.º trimestre de 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Chegamos a uma das mais cativantes semanas de todo o ano. Altura em que as fabricantes disponibilizam os seus relatórios fiscais. Altura em que as agências de análise de mercado nos dão também as suas análises. Agora é a vez da tecnológica japonesa nos dar a conhecer o desempenho dos seus smartphones Android, os Sony Xperia.

Em primeiro lugar, os dados presentes no relatório da marca - aqui - referem-se ao período compreendido entre abril e o fim de junho de 2018. Por outras palavras, o segundo trimestre de 2018 e, para a Sony, o 1.º trimestre do ano fiscal de 2018.

Vê ainda: Samsung volta a conquistar o 2.º maior mercado mundial face à Xiaomi

O seu mais recente relatório fiscal reune não só o desempenho da fabricante durante o 2.º trimestre de 2018 bem como as suas expectativas para o futuro. Mais ainda, a componente "mobile" - departamento de comunicações móveis e smartphones é apenas um dos vários ramos da empresa.

Entre estes temos os serviços de redes e de jogos - setor em crescimento. Temos também o departamento de música, departamento que sofreu uma ligeira contração. Temos também o departamento de filmes - setor que sofreu também um revés.

Tecnológica japonesa continua a sangrar no setor Mobile

Seguem-se os departamentos de "Home Entertainment" e soluções de imagem e som (eletrodomésticos, TV, sistemas de som, etc). Segue-se o setor "mobile" responsável pelos seus dispositivos móveis.

Os smartphones Android da linha Sony Xperia, sento atualmente o topo de gama o Sony Xperia XZ3 no final deste mês por ocasião da IFA Berlim.

Cumpre ainda mencionar o setor dos semicondutores, os chips e neste caso em concreto os sensores de imagem. Setor que registou um forte crescimento durante o trimestre em análise e que contribuiu para a saúde das finanças do conglomerado japonês.

Queda de 47% na venda de smartphones Sony Xperia

Ainda assim, voltando ao tópico dos smartphones Android, entre abril e junho de 2018 foram vendidos 2 milhões de Sony Xperia. Isto segundo os dados da própria empresa, mostrando-nos assim uma queda face às 3.4 milhões de smartphones vendidos durante o período homólogo de 2017.

Isto é, olhando para o mesmo período do ano passado, vemos uma forte contração das vendas de smartphones. Algo que a Sony atribuiu à queda na quota de mercado na Europa e no Japão, os seus (últimos) bastiões neste mercado.

Mercado dos smartphones Android é cada vez mais competitivo

Em suma, a procura pelos seus smartphones Android atingiram mínimos históricos. Já desde o segundo trimestre de 2010 que não se vendiam tão poucos smartphones Sony Xperia.

Depois de uma ligeira recuperação no último trimestre de 2017, a tendência volta a fazer-se sentir. A tecnológica japonesa não consegue convencer o público apesar de continuar a lançar novos modelos a cada 6 meses.

Poderá a fabricante japonesa inverter esta tendência ou continuará o setor mobile a ser um "espinho" nas contas da Sony? Não há respostas fáceis mas certo é que a atual forma não está a surtir frutos (positivos).

Podemos ver que a fabricante Android está a reduzir custos para reduzir as perdas. Todavia, isto por si só não resolverá a paupérrima situação dos Sony Xperia no mercado Android.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Play Store: 17 Apps Premium estão grátis por tempo limitado. Aproveita!

Android. Relógio Google adicionará uma característica fantástica

Samsung volta a conquistar o 2.º maior mercado mundial face à Xiaomi

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.