Android. Sony mostra porque é que não consegue sobreviver no mercado

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Todos podemos concordar que a Sony está longe de conseguir o mesmo impacto no mundo Android que teve no passado. A empresa japonesa tenta e tenta e parece que nada sai bem.

Tenho de admitir que até gosto do novo XZ2, contudo, a política de lançar topos de gama de 6 em 6 meses foi aquilo que matou a empresa asiática e continua a ser uma das jogadas mais questionáveis da marca.

Vê ainda: Xiaomi mostra-nos como será o design e cores do Xiaomi Redmi 6 Pro

Posso também falar da OnePlus. Já referi no passado que não sou muito a favor da OnePlus ter a mesma tática, porém, eles lá sabem o que é que o seu público quer.

A verdade é que o público da Sony não gostou de ver o seu equipamento rapidamente descontinuado e desatualizado. Lembro que foi a partir do Sony Xperia Z2 que a empresa japonesa foi perdendo a corrida no mercado Android e no mercado mobile em geral.

Sony continua longe dos primeiros lugares no segmento Android

Esta última declaração da Sony mostra-nos porque é que a empresa se continua a afundar à medida que o tempo passa.

Alguns utilizadores do Sony Xperia XZ1 e XZ2 tem vindo a reclamar que o seu ecrã vai mostrando riscas e pontos no equipamento sem razão aparente. Deixa-me relembrar que estes são smartphones topo de gama. Equipamentos que na altura de lançamento tem um valor a rondar os 800€.

Estes problemas de ecrã são gerados por eletricidade estática dentro do smartphone e normalmente desaparecem passado algum tempo.

Com a quantidade de reclamações a aumentar, a Sony decidiu lançar um comunicado oficial referindo:

"A Sony Mobile está comprometida em fornecer o mais alto padrão de qualidade de produto e atendimento ao cliente para todos os nossos produtos. Devido à característica do ecrã, poderá ver padrões de riscas como resultado de eletrostática em alguns modelos. Este não é um defeito funcional e geralmente os padrões desaparecem à medida que o eletrostático desaparece." - Sony.

Tens problemas no ecrã do Sony e a culpa não é tua? Paciência...

Ou seja, quem comprou um smartphone de 800€ tem de levar com um ecrã com riscas e a Sony nada pode fazer sobre o assunto?

São estas situações que nos deixam com um pé atrás com a marca japonesa. A Samsung já fez recall (recolha e troca devido a avaria), a Apple também. Aliás, dezenas de marcas já o fizeram e assim continuarão se o produto tiver óbvios problemas. Tal como estes ecrãs com riscas nos Sony.

A Sony diz de uma forma caridosa e entrelinhas a todos os seus (poucos) utilizadores que investiram uma fortuna no seu equipamento, "não posso fazer nada, paciência". Fantástico apoio ao cliente!!! Está na hora de acordar...

Adorei o novo Xperia XZ2, porém, quem é que tem coragem de investir num terminal que acaba de sair no mercado quando já há informações concretas sobre o seu sucessor?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Asus Zenfone 5Z recebe actualização para a sua dupla-câmara

IGTV – A proposta do Instagram para derrubar o YouTube da Google

Microsoft adquiriu a Bonsai, uma empresa focada em Inteligência Artificial

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.