Android: 3 tipos de Apps que não deves instalar no teu Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Google Play Store, a loja oficial de conteúdos para dispositivos móveis Android está repleta de apps (aplicações) para todos os gostos e necessidades. Por conseguinte, este número tem vindo a aumentar durante os últimos anos.

Nesse sentido temos neste momento uma enorme panóplia de ofertas. Todavia, algumas não deviam sequer chegar perto do teu smartphone Android. É verdade, algumas apps (contrariamente ao senso comum) não são de todo recomendáveis em pleno 2018.

Vê ainda: 18 aplicações Premium estão Grátis neste momento

Ainda assim, sei e reconheço que em casos específicos e para certos e determinados utilizadores o que em seguida diremos não se aplicará. Afinal de contas, há sempre uma excepção à regra, assim é o mundo em que vivemos.

Em primeiro lugar, muitas das apps que podemos encontrar na Google Play Store são gratuitas, é certo. Todavia, a remuneração para as mesmas surge frequentemente através da recolha e venda dos dados do utilizador. Algo que roça a ilegalidade mas que continua presente em pleno 2018.

Evita este tipo de apps na Google Play Store

Em segundo lugar temos apps para Android que acabam por não cumprir o prometido, sendo provas vivas daquilo que não se deve fazer. Por conseguinte decidimos compilar um guia muito geral onde te mostramos alguns dos tipos de apps que, regra geral, deves evitar. Aqui temos que partir do estado atual do sistema operativo Android. Sobretudo na sua versão 9.0 (Android Pie), o sistema é seguro, otimizado e perfeitamente funcional.

Otimizadores de desempenho para o smartphone Android

Todavia, o que não falta são otimizadores de desempenho para o teu smartphone Android na tua Google Play Store. Olhando para trás, há cerca de 3 a 4 anos em que a maioria dos smartphones possuía 1 a 2GB de memória RAM, os otimizadores eram bem-vindos.

É verdade, este tipo de aplicações (apps) era efetivamente útil. Todavia, agora temos 3, 4 ou mesmo 8GB de memória RAM nos nossos smartphones. Ademais, na altura o próprio sistema Android era uma desgraça no tocante à gestão da RAM.

Verdade que se tornava ainda mais evidente em determinadas marcas devido às suas UI's (interfaces do utilizador). Aí sim, há 3 ou 4 anos atrás os otimizadores eram bem-vindos mas, ainda assim, este tipo de apps limita-se a forçar o encerramento das demais.

Hoje em dia, em pleno 2018 não tenhas a menor dúvida. Ao instalar um otimizador só estás a encher de entulho o teu smartphone Android. Seja ela qual for, Clean Master ou tantas outras do género, apenas te vão gastar bateria, impingir publicidades e ocupar espaço.

Sem esquecer que várias destas apps acabavam por se sustentar à custa dos dados do utilizador. Em suma, se ainda tens algum tipo de otimizador de desempenho no teu Android e o teu smartphone tem 2GB ou mais de memória RAM, livra-te dele!

Otimizadores (poupança) de bateria para Android

Fui apologista deste tipo de aplicações para Android durante vários anos. Aliás, a app Greenify era uma das que nunca faltava no meu smartphone Android, pelo menos até 2014. Todavia, já se passaram 4 anos desde a última vez que a instalei e neste momento não é de todo necessária.

Esta app para Android era deveras especial pois tinha a capacidade de "adormecer" ou hibernar as apps que estavam a funcionar em segundo plano. Ela prometia o que cumpria caso fizesses "root" (conceder permissões de raíz) para que ela pudesse operar.

Todavia, hoje é um fóssil na Google Play Store. Em 2018 as mais recentes versões do sistema Android já fazem as funções desta app (e das demais), nativamente. Isto é, o próprio sistema já restringe imenso as apps que funcionam em segundo plano.

A era deste tipo de apps para Android chegou ao fim...

Por outras palavras, este tipo de Apps na Google Play Store são perfeitamente obsoletas em 2018. Não passam de uma interface com um botão de "Poupança de Bateria". Todavia, acabam por ser altamente contraproducentes, entrando por vezes em conflito com o sistema.

Apesar de ainda serem numerosas na Google Play Store, não instales um otimizador de bateria no teu smartphone Android. Se tens um dispositivo com a versão Nougat ou superior (Oreo e Pie), elimina do teu dispositivo este tipo de apps.

Anti-virus na Google Play Store para dispositivos Android

Não poderia terminar esta lista sem referir especificamente este tipo de apps para dispositivos Android. Regra geral (escusando-se um scan pontual de malware), este tipo de apps não serve rigorosamente para nada no teu Android.

Por conseguinte chegam mesmo a ser contraproducentes e a prejudicar o bom funcionamento do teu smartphone. Nesse sentido, são apps pesadas e que vão tornar o teu smartphone mais lento.

Como se isso não bastasse existem grandes probabilidades de estas mesmas apps que supostamente te protegeriam, estarem a compilar dados sobre ti. Sim, a venda de informações (dados do utilizador) é uma realidade que muitos ignoram...

Em suma, este é um tema extremamente recorrente. Será que devo instalar um anti-vírus no meu novo smartphone Android? Não, decididamente não - a menos que querias instalar sobretudo apps e conteúdos provenientes de fontes desconhecidas.

Por outras palavras, se fazes da Google Play Store a tua fonte primordial de conteúdos e apps, esquece por completo os anti-vírus. A única app deste género que precisarás é o Google Play Protect e esta já vem instalada por defeito.

Editores 4gnews recomendam:

Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018

Guia essencial para seguir encomendas: sites, apps e dicas

Telemóveis antichoque: 12 modelos “todo o terreno” que resistem a (quase) tudo!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.