Google: Android é cada vez mais seguro. Mas só com a Google Play Store

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google acaba de referir que o sistema Android está mais seguro, contudo, precisa do apoio da Google Play Store para que tal aconteça.

É um facto. Android é mais inseguro que o sistema iOS da Apple. Tudo porque a Apple limita os utilizadores demais no seu sistema operativo. Visto que o sistema Android da Google é um Open Source, existem mil e uma formas de aplicações quererem tirar mais informações do que é devido.

Vê ainda: Xiaomi lança uma ‘Máquina de cortar cabelo’ para crianças por 25€

Porém, a Google tem trabalhado para que o sistema seja cada vez mais seguro. Para que tal aconteça, segundo a empresa de Mountain View, os utilizadores precisam de baixar as suas aplicações da Google Play Store e deixar de lado as "APK's" que prometem mundos e fundos.

Instalar aplicações apenas pela Google Play Store é fundamental para a segurança do sistema Android

Por isso é que sempre que publicamos alguma APK na 4gnews temos a certeza que esta é real. Ou seja, instalar uma APK no teu smartphone estás a instalar algo que não passou pela Google Play Store e Play Protect. Isto é, não foi verificada a segurança na aplicação por parte da empresa americana.

Ainda assim não é infalível. De acordo com a Google, apenas .08% dos smartphones que utilizam apenas a Google Play Store para instalarem aplicações estão afetados por aplicações potencialmente perigosas.

Em suma, se instalares APK's no teu smartphone tem a certeza de onde é que as instalas. Websites manhosos são a principal causa de preocupação. Aqui na 4gnews temos todo o cuidado quando fornecemos APK's para instalação e assim continuaremos no futuro.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy S8 e Note 8. Boas notícias para os seus utilizadores

Queen “Bohemian Rhapsody” – O poder da música

Huawei Mate 20 Lite: Bem mais do que um smartphone de gama-média

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.