Android. Samsung Galaxy A6 terá atualizações trimestrais de segurança

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante sul-coreana garantiu a disponibilização de atualizações trimestrais de segurança para o sistema operativo Android. É assim uma forma de incentivar os consumidores a escolherem os seus novos Samsung Galaxy A6 e A6 Plus.

Os dispositivos de gama média foram apresentados recentemente, tal como aqui noticiamos na 4gnews. Ambos os smartphones Android já chegaram entretanto a Portugal para completar o portfólio de gama média desta fabricante.

Vê ainda: Xiaomi Mi 7 ou Xiaomi Mi 8, a importância do nome – [opinião]

O anúncio foi feito pela própria empresa através do seu serviço Samsung Mobile Security que agora já conta com os novos Samsung Galaxy A6. Para além disso temos aqui também os Galaxy A3 (2017), Galaxy A7 (2017), e o Galaxy Tab Active2.

Todos estes equipamentos receberão periodicamente atualizações de segurança para o sistema operativo Android. Note-se que nessa mesma plataforma (Mobile Security), poderão encontrar muitos outros equipamentos com diferentes calendarizações.

Atualizações de segurança trimestrais para os Galaxy A6

Ainda assim e apesar de a maior fabricante mundial de smartphones Android ter listado bem mais de uma dezena de smartphones, nem todos receberão as atualizações ao mesmo tempo. Recordo que as atualizações (updates) de sistema e de segurança são disponibilizadas via OTA (over the air). Posto isto a sua distribuição denota sempre um padrão gradual, faseado. Isto é, chegará primeiro a alguns países, mercados ou continentes antes de outros.

Samsung Galaxy A6 e A6 Plus utilizam o Android Oreo da Google

Ainda assim, para os novos Samsung Galaxy A6 e A6 Plus fica a promessa de atualizações trimestrais a serem disponibilizadas pela empresa. Agora, resta saber se estas mesmas atualizações não demoram a chegar aos utilizadores.

Ainda assim é notório o esforço da Samsung na redução e consolidação das suas várias gamas de produtos. Aqui podemos mencionar que os topos de gama como os Galaxy Note 8 usufruem de atualizações mensais de segurança.

Já por outro lado, a chegada destas atualizações aos dispositivos de gama média costuma ser mais demorada. Por norma, o segmento intermédio só recebe uma atualização à base trimestral. Isto na sua maioria.

Já por outro lado, os dispositivos de gama baixa (entrada) não costumam ter sequer a indicação de quando é que vão receber estas atualizações. Posto isto, quando compramos um smartphone Android, temos também que prestar a atenção a este ponto.

A frequência com que receberás atualizações de segurança diminuirá consoante diminuiu o seu preço.

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG Q7 passa pela Geekbench com um processador Helio P10

Apple iPhone SE (2018) terá apenas uma diferença a nível de design

Microsoft – Concept do Windows XP espelha como seria hoje a plataforma

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.