Android. Samsung Galaxy A3, J3 e J1 2016 não terão mais atualizações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

É o fim da linha para o Samsung Galaxy A3 2016. No mesmo barco vão os Samsung Galaxy J3 e Galaxy J1 2016. Todos estes dispositivos Android de gama baixa e gama média deixarão de receber atualizações de sistema. O mesmo se aplicará às atualizações de segurança para o seu sistema operativo. A partir de agora, segundo a própria marca, estes três dispositivos deixarão de receber qualquer tipo de suporte da marca.

Se tens algum destes dispositivos Android isto significa que não receberás mais nenhuma atualização oficial. Nem de sistema. Nem de segurança. É uma triste notícia para os portugueses uma vez que, segundo os dados da AppBrain, o Samsung Galaxy J3 2016 é o dispositivo Android mais utilizado em Portugal. Trata-se de um dispositivo económico e modesto que acabou por conquistar a maior parte dos consumidores.

Vê ainda: Vivo e Essential podem “salvar-nos” da notch do iPhone

Mais ainda. Para além destes três smartphones da Samsung que perderam toda e qualquer esperança de receber mais atualizações, quatro dispositivos passarão a receber (apenas) atualizações de segurança. Estas chegarão trimestralmente (apesar de a Google disponibilizar mensalmente um novo patch de segurança). A decisão foi registada pela própria fabricante na sua página de Mobile Security. Seria entretanto divulgada pela AndroidPolice.

Note-se que neste momento a Samsung possui vários escalões para organizar o seu plano de atualizações do sistema Android. Temos dispositivos com direito a atualizações mensais e dispositivos com direito a atualizações trimestrais. Aqui incluem-se as atualizações de segurança de todo o sistema Android. Já as atualizações de sistema (novas versões) possuem um carácter excepcional, impossível de catalogar nestas listas.

Samsung Galaxy A3 (2016), Galaxy J1 (2016) e Galaxy J3 (2016) deixam de receber updates do Android

Note-se que todos estes três smartphones da tecnológica sul-coreana já estão quase a perfazer 2 anos de existência. Desta forma compreendemos que estejam a atingir o final da sua vida útil e que, como tal, percam o direito às atualizações oficiais de sistema. Mais ainda, sendo a Samsung e sendo estes dispositivos de gama média e gama baixa, não seria de esperar outra decisão por parte da construtora. Mesmo assim, principalmente tendo em conta a popularidade da linha Galaxy J, as atualizações de segurança poderiam continuar a chegar, pelo menos isso...

Fora das listas:

  • Samsung Galaxy A3 (2016)
  • "" Galaxy J1 (2016)
  • "" Galaxy J3 (2016)

Adição à lista de atualizações mensais:

  • Samsung Galaxy A8 (2018)

Adição à lista de atualizações trimestrais:

  • Samsung Galaxy A8+ (2018)
  • "" Galaxy J2 (2018)
  • "" Galaxy Tab Active2
Temos ainda a adição do Samsung Galaxy A8 (2018), um dos mais recentes smartphones Android da sul-coreana. Foi anunciado no passado mês de dezembro com duas câmaras para as tuas selfies e video-chamadas. Neste momento já se encontra em todas as lojas físicas nacionais com um preço que ronda os 500€.

Samsung Galaxy A8 terá atualizações mensais (de segurança) para o Android

Trata-se de um elegante smartphone Android com um ecrã Infinity Display, sem margens curvas mas com o formato 18.5:9. Possui uma resolução Full-HD+ (1080p) com um painel AMOLED como já nos habituou a marca. Com uma construção em metal e vidro, facilmente percebemos o seu preço que à primeira vista pode parecer pouco competitivo.
Google fornece mensalmente atualizações de segurança para o Android

Conta ainda com um total de 4GB de memória RAM e um processador Exynos de gama média-alta. O seu preço é algo premium para um dispositivo de gama média mas tem todo um design elegante que ajudará sem dúvida a vender o produto. A partir de agora sabemos que este smartphone receberá atualizações mensais de segurança. Tal como deveria acontecer com todos os smartphones Android. Bem sei, num mundo perfeito...

Atualizações do Android e Samsung ainda não são sinónimos...

Algo que não conseguimos perceber é o facto de o Samsung Galaxy A8+ (A8 Plus) 2018 ser renegado para a lista de atualizações trimestrais.

Este smartphone não está disponível no nosso mercado mais possui especificações técnicas superiores às do Samsung Galaxy A8 (2018). Poderá a Samsung reduzir as atualizações de segurança do sistema Android para um dispositivo com menor distribuição geográfica? É sem dúvida provável e uma das poucas justificações que encontramos para esta decisão no mínimo caricata.

Outra das adições à lista de atualizações trimestrais é o Samsung Galaxy J2 (2018). Trata-e de um dos mais recentes smartphones de entrada ou gama baixa da marca. Temos também o Galaxy Tab Active2. Note-se que estes dois equipamentos são muito mais modestos do que o Galaxy A8+.

Neste momento os Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+ ainda não estão presentes nesta que é tabela oficial da marca para atualizações de segurança do sistema Android. Todavia, contamos com atualizações de segurança mensais. Pelo menos para os topos de gama, espero que a maior fabricante mundial de dispositivos móveis comece a surpreender os seus utilizadores pela positiva.

Escusado será dizer que os atrasos na disponibilização do Android Oreo para os utilizadores nacionais dos Samsung Galaxy S8 não deixaram propriamente uma boa impressão...

Assuntos relevantes na 4gnews:

Phone X?

P20 Lite. Provavelmente, o teu próximo smartphone

d

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.