Android. A popular ROM Lineage OS deixa de suportar 30 smartphones

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos grandes pontos fortes do sistema operativo da Google em comparação do o iOS da Apple são as vastas possibilidades de personalização dos smartphones. Um dos mais procurados métodos no Android é a utilização de uma ROM personalizada, e uma das mais populares é a Lineage OS.

Depois do encerramento da popular CyanogenMOD, que chegou até a surgir como plataforma oficial do OnePlus One, a Lineage OS surgiu como a sua sucessora. Esta ROM foi rapidamente recebida de braços abertos pela comunidade e os resultados estão à vista.

Vê ainda: Google Chrome para Android deverá receber navegação por gestos

No entanto, nem tudo é um mar de rosas. Para que um smartphone se mantenha listado como suportado pela ROM, é necessário que sejam cumpridos alguns requisitos mínimos. Recentemente, devido à falha no cumprimento destes requisitos, 30 smartphones Android deixaram de ser oficialmente suportados pela ROM Lineage OS.

A popular ROM Lineage OS deixa de suportar 30 smartphones Android

Todos estes smartphones acabaram por ser removidos da lista, devido à falta de manutenção das suas ROMs. Ou seja, após ser feita a adaptação do sistema Android para esta ROM é necessário que existam developers que verifiquem constantemente se existem problemas e lancem novas atualizações.

Infelizmente, devido à ausência de vários developers, 30 smartphones acabaram por ser removidos, e nesta lista encontram-se alguns dos mais populares no que respeita à utilização da Lineage OS.

Por exemplo, tanto o Motorola Moto G4 como o Xiaomi Redmi Note 3 já não têm suporte oficial, ainda que se encontrem na lista de smartphones mais ativos com a popular ROM. Vale a pena realçar que o fato de terem sido removidos da lista, não significa que não irão regressar.

A lista de smartphones oficialmente suportados pela ROM Lineage OS pode ser bastante volátil. Havendo vários dispositivos que entraram e saem da mesma várias vezes. No entanto, uma saída de 30 smartphones em simultâneo é algo foram do comum.

Por fim, entre os 30 Android que deixaram de ter suporte oficial. Podes encontrar o Samsung Galaxy Note 3, Galaxy S5, Galaxy Note 8, HTC 10, OnePlus X, entre outros.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Honor 8X vai em breve receber a versão beta do Android Pie

Android Pie mudará o aspecto da App de câmara nos Samsung Galaxy

Motorola Moto G4 começa a receber finalmente o Android Oreo

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.