As fraudes por chamada estão a crescer a um ritmo preocupante, mas empresas como a Google lutam arduamente para travar essa tendência. Para isso, a empresa implementou no Android um novo mecanismo de deteção destas ameaças,
Em causa, está uma funcionalidade que irá alertar os utilizadores sempre que estes abram uma aplicação financeira durante uma chamada. Ela será compatível com todos os smartphones com o Android 11 e acima instalado.
Como funciona o novo recurso de combate à fraude por chamadas no Android
A Google identificou como grande flagelo os esquemas que tentam enganar os utilizadores fazendo-se passar por entidades bancárias fidedignas. Neste caso, os burlões tentam convencer as vítimas a partilhar o seu ecrã para "roubar" dados de acesso às suas contas.
É precisamente aqui que a nova funcionalidade de proteção do Android intervém. Ela será despoletada sempre que recebas uma chamada de um número que não conste da tua lista de contactos e, em simultâneo, estejas a partilhar o ecrã do teu smartphone.

Ao entrar numa aplicação de um banco ou outra instituição financeira, o Android mostrará um aviso como o que podes ver acima. Aqui os utilizadores serão alertados para a possível fraude e terão algumas opções disponíveis.
A que mais se destaca é um botão vermelho que permite terminar a chamada imediatamente. Além disso, será fornecida uma opção para interromper, durante 30 segundos, a partilha do ecrã, quebrando a sensação de urgência que estes esquemas frequentemente tentam transmitir.
Nova funcionalidade ainda chegou a Portugal, mas mal podemos esperar por ela
Esta funcionalidade chegou agora, em fase de testes, aos EUA e é possível graças à parceria celebrada entre a Google, JPMorganChase e Cash App. Este não é o primeiro país a recebê-la, já que os testes no Reino Unido começaram em maio passado.
Durante estes meses, a Google constatou que o seu novo mecanismo de proteção contra a fraude ajudou milhares de utilizadores a identificar chamadas suspeitas. Além disso, são cada vez mais as instituições financeiras a aderir a esta opção.
Essa é uma das limitações que certamente estará a travar uma disponibilização mais alargada e célere desta funcionalidade. Com efeito, resta-nos aguardar que ela chegue a Portugal, algo que certamente acontecerá quando os bancos nacionais aderirem à mesma.
