Android Q vai trazer melhorias na gestão de ligações à internet

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos vários meses que o Android Q já está disponível em versão beta, e são muitas as novas funcionalidades criadas a pensar na melhoria da sua experiência de utilização. Agora, com a chegada do Android Q Beta 4, foi introduzida uma nova funcionalidade que te vai permitir gerir de forma mais eficaz as ligações à internet.

Mais concretamente, vai conseguir de forma automática, colocar determinadas redes Wi-Fi numa espécie de lista negra. Sempre que o utilizador se desligar manualmente de uma rede Wi-Fi, esta é colocada automaticamente na lista negra durante um período de 24 horas.

Pode livrar-te de grandes frustrações e possíveis custos desnecessários

Esta é uma daquelas funcionalidades que só vamos dar valor quando nos encontrarmos numa situação específica. Por exemplo, quando estás no centro comercial e a rede Wi-Fi está completamente entupida e não consegues fazer nada no smartphone. Ainda que te desligues da rede, o teu smartphone vai sempre voltar a tentar ligar-se novamente... e novamente...

Podes sempre selecionar para 'Esquecer a Rede', mas a ação mais natural e prática é mesmo desativares o Wi-Fi do teu smartphone. Muitas vezes, acabas por te esquecer de voltar a ligar o Wi-Fi e quando chegas a casa vais ver séries/filmes na Netflix ou simplesmente pões a tocar a tua playlist favorita no Spotify.

Dependendo do tempo que ficas com o Wi-Fi desligado, podes ser surpreendido com uma conta astronómica por teres ultrapassado o limite de dados móveis. Ou, simplesmente ficar sem acesso à internet por teres esgotado o teu plafond.

Acesso facilitado às definições dentro das Apps

Existe ainda uma nova funcionalidade que poderá aumentar consideravelmente a produtividade com a chegada do Android Q. Uma nova API (Application Programming Interface) revelou a introdução de novos painéis de definições dentro das aplicações.

Estes novos painéis vão ser apresentados dentro das aplicações, para permitir aos utilizadores alterarem diversas definições do smartphone sem precisarem de sair das Apps.

Por exemplo, quando tentas aceder ao Google Chrome e tens o smartphone em 'Modo de Avião'. Em vez de seres presenteado com uma mensagem de erro, seria aberto o painel do Wi-Fi, rede de dados e ligar/desligar o 'Modo de Avião'.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Q vai trazer funcionalidade que promete poupar-te bateria
  • Nokia 2.2 é oficial: chegou o novo Android One por 100 euros
  • Google Fotos começa a receber o Dark Mode até no Android Pie
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.