Android Q poderá permitir reverter atualizações de aplicações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Não é segredo para ninguém que uma nova versão do sistema operativo da Google está em desenvolvimento. Para já apenas conhecido como Android Q, esta versão tem dado um ar de sua graça com algumas versões bem precoces.

Tem sido graças a essas versões que algumas das suas novas funcionalidades têm vindo a público. Nesse sentido, ficamos agora a saber que o novo Android Q poderá permitir a reversão de atualizações das aplicações.

Uma vez mais foi o pessoal da XDA Developers quem encontrou evidências que apontam nesse sentido. Partes do código fonte do novo Android Q são inequívocas quanto à possibilidade de reverter atualizações já instaladas das tuas aplicações.

Reverter atualizações poderá ser uma realidade com o Android Q

As permissões encontradas no código fonte estão ao nível do sistema e, supostamente, permitirão à Play Store reverter uma aplicação para uma versão anterior. Ademais, temos também indícios de que uma determinada aplicação poderá perceber se foi revertida para uma compilação anterior.

Por enquanto, ainda não podemos garantir que estas funcionalidades cheguem com a versão final do Android Q. Em boa verdade, estamos ainda muito longe do lançamento dessa versão e até lá muita coisa poderá mudar.

Todavia, isto demonstra que a Google está, pelo menos, a estudar esta possibilidade. É uma novidade muito bem vista por parte da comunidade, até porque todos sabemos que nem todas as atualizações acabam por ser benéficas para qualquer aplicação.

Neste momento já é possível desinstalar uma determinada atualização em algumas aplicações. Tal pode ser feito através das definições do smartphone, mas nem tudo é perfeito. Até porque a Play Store irá acabar por identificar que não se trata da versão mais recente e irá novamente atualizar essa aplicação.

Assim sendo, veremos de que forma funcionará este nova possibilidade. Isto, claro, caso a mesma venha a chegar efetivamente ao consumidor final.

Editores 4gnews recomendam:

Android Q poderá surpreender com novas opções de personalização

Google: Android Q terá gravação de ecrã e ‘atalho de emergência’

17 novo jogos Grátis que acabam de chegar à Google Play Store

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.