Android Q terá a privacidade dos utilizadores como uma das prioridades

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda estamos a vários meses de distância da apresentação oficial do novo Android Q. No entanto, durante a última semana foram muitas as informações que recebemos sobre as suas funcionalidades.

Até agora, já foi fácil de perceber que uma das grandes prioridades da Google na nova versão do seu sistema operativo é melhor a segurança da privacidade dos utilizadores. Para isso, irá implementar uma mão-cheia de novas funcionalidades.

Uma das mais recentes novidades é o bloqueio do acesso de aplicações ao teu clipboard. Se não sabias, atualmente as aplicações no Android conseguem ter acesso ao teu clipboard, até mesmo quando estão em plano de fundo.

Android Q vai aumentar a tua privacidade ao limitar as permissões de acesso das aplicações

Ainda que muitos utilizadores possam deixar passar estas informações ao lado, pensando que não serão muito importantes. A verdade é que muitas vezes, aplicações maliciosas podem usar e abusar destas permissões.

Ao permitir acesso ao teu clipboard, aplicações com o 'malware certo' poderão conseguir ter um acesso mais alargado às tuas informações, como por exemplo o que escreves no teclado do teu smartphone.

Por isso, esta poderá ser uma implementação bastante importante, de forma a garantir a privacidade dos seus utilizadores. Ainda que a versão 'original' do Android permita este tipo de acesso, já foram várias as ROMs personalizadas permitiam o bloqueio destas permissões.

Por fim, ao que tudo indica no Android Q, apenas aplicações com permissão para tal, irão conseguir ter acesso ao teu clipboard.

Editores 4gnews recomendam:

Android Q poderá permitir reverter atualizações de aplicações

Google: Android Q terá gravação de ecrã e ‘atalho de emergência’

Android Q poderá surpreender com novas opções de personalização

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.