Android Q melhorará bastante a forma de aceder às nossas notificações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Com a chegada da beta 5 do Android Q chega uma novidade que irá certamente agradar a todos utilizadores deste sistema operativo. Agora passará a ser possível aceder à barra de notificações com um deslize para baixo, a partir de qualquer parte do ecrã.

Assim deixará de ser necessário ter de ir até ao topo do ecrã para vermos todas as nossas notificações ou aceder aos controlos rápidos. Para voltar a fechar a barra de notificações, basta que faças um deslize, para cima, em qualquer parte do ecrã do smartphone.

Novos gestos serão muito vantajosos para ecrãs de grandes dimensões

Esta novidade será muito importante sobretudo para quem possui um smartphone com um ecrã de grandes dimensões. Já imaginas-te o esforço que é ir até ao topo de um ecrã de 6 polegadas só para ver todas as notificações?

Pois bem, a partir do Android Q isso deixará de ser "uma dor de cabeça". Finalmente a Google implementou esta possibilidade nativamente no seu sistema operativo.

Existem várias marcas que já implementaram tal funcionalidade nos seus smartphones. As fabricantes chinesas aparecem em maior número neste leque, mas parece que a partir de agora todas passarão a contar com este novo gesto.

Android Q está cada vez mais próximo do seu estado final

Ao que parece, a beta 5 do Android Q será a última versão de testes do sistema operativo. Assim sendo, espera-se que esta versão esteja bastante próxima daquilo que será a versão final do sistema operativo mais usado no mundo.

Quer isto dizer que as funcionalidades presentes na beta 5 do Android Q deverão integrar a sua versão final. Exemplo disso é esta nova forma de aceder às nossas notificações de uma forma muito mais ergonómica.

Já a versão final do Android Q deverá ser disponibilizada algures no próximo mês de agosto. Os primeiros modelos a recebê-la serão os Pixel e os membros do programa Android One. Em seguida, as demais fabricantes deverão seguir o mesmo caminho.

Editores 4gnews recomendam:

Até a animação de arranque do Android Q Beta tem Dark Mode!

Versão Beta 5 do Android Q bloqueia gestos em launchers

Google vai trazer funcionalidade de partilha parecida com o AirDrop para o Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.