Android Q: Está confirmada a chegada do 'Dark Mode' e muito mais

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Já há algum tempo que o 'Dark Mode' é uma das implementações mais desejadas para a nova versão do sistema operativo da Google, Android Q. Depois da empresa ter atualizado o design de praticamente todas as suas aplicações, incluindo a opção para 'Dark Mode', os utilizadores continuaram a pedir por mais.

Agora, graças a descobertas feitas pela equipa do XDA Developers, ficou finalmente confirmado que o Android Q irá mesmo chegar com opção para ativar o 'Dark Mode', que será aplicado em toda a interface do sistema.

Já tinham surgido várias indicações de que esta seria finalmente uma realidade na nova atualização. Mas agora, através do acesso a uma versão funcional do Android Q, o 'Dark Mode' é uma característica já confirmada. Assim como referido pelo XDA Developers, esta opção terá fácil acesso através das definições do smartphone, oferecendo duas possibilidades. Vais poder ativar de forma permanente o 'Dark Mode', ou selecionar para ser alterado de forma automática a partir de uma determinada hora.

'Dark Mode' para o Android Q poderá trazer uma surpresa que vais adorar!

Mas parece que a Google tem ainda uma surpresa bem interessante para os fãs do Android. Ao que parece, este modo poderá chegar com uma opção "override force-dark", que vai aplicar o modo noturno até em aplicações que não têm opção para tal.

De acordo com os testes realizados, esta funcionalidade parece estar já funcional em várias aplicações. Transformando por completo a palete de cores da sua interface. No entanto, encontraram alguns problemas com o Facebook, onde em algumas situações visualizaram texto branco sobre um fundo ainda branco. Claramente é uma funcionalidade que ainda está em testes, mas parece promissora!

Android Q trará muito mais novidades do que poderias imaginar

Se pensavas que a nova versão do Android iria ter como único ponto de destaque o 'Dark Mode', estás muito enganado! Além da adição deste modo noturno, vais poder tirar proveito de várias novas implementações que tornam toda a experiência de utilização muito mais produtiva e segura.

Com a chegada do Android Pie, vimos serem implementadas várias novas funcionalidades de controlo de privacidade. Pois bem, o Android Q irá levar essas funcionalidades para um novo patamar.

Nesta nova secção, vais poder ter acesso a informações detalhadas e extremamente bem organizadas. Sobre quais as permissões que mais são utilizadas no teu smartphone. Terás acesso facilitado à informação de quais aplicações estão a utilizar determinadas permissões.

Mais ainda, com apenas um clique, vais conseguir saber quais as aplicações que estão a utilizar (em tempo real) uma determinada permissão. Além disso, vais poder gerir de forma intuitiva as permissões ativas/bloqueadas em cada uma das aplicações instaladas no teu smartphone.

Samsung DeX em qualquer Android? Parece que será uma possibilidade!

Se és fã da funcionalidade implementada nos topo de gama da Samsung, que te permite utilizar o smartphone como se tratasse de um computador, vais gostar desta novidade. Ainda que a equipa do XDA Developers não tenha conseguido testar a funcionalidade, encontraram a opção 'force desktop mode'.

Parece ser possível que a empresa de Mountain View tenha desenvolvido uma funcionalidade bastante semelhante à Samsung DeX, que chegará a todos os smartphones Android.

Estas não são as únicas novidades reservadas para a chegada do novo Android Q. A Google está a trabalhar numa grande lista de novas funcionalidades e otimizações. Que vão certamente fazer a delícia de milhões de utilizadores em todo o mundo.

Ainda estamos a vários meses da apresentação oficial da nova versão do Android. Sendo garantido que durante os próximos meses iremos receber mais novidades. Especialmente quando a empresa disponibilizar a sua primeira Developer Preview do Android Q.

Editores 4gnews recomendam:

Patente revela possível Google Pixel 4 com ecrã totalmente completo

Google Play Store adiciona novo design e funcionalidades

Google Maps trará (finalmente) melhores características do Waze

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.