Android Q traz novo método para a realização de chamadas de emergência

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Uma das novidades encontrada na primeira beta do Android Q tem que ver com a realização de chamadas de emergência. A partir de agora, poderás fazê-lo por intermédio de uma pressão prolongada do botão power do teu smartphone.

Com efeito, para além do habitual menu para desligar ou reiniciar do teu equipamento, poderá entrar em contacto com os serviço de emergência nacionais. Essa opção encontra-se mesmo no final desse menu.

Uma vez que carregues nessa opção, será redirecionado para o marcador do teu smartphone. Aí poderás digitar o número do 112 e comunicares a emergência que tens perante ti.

O Android Q permite realização de chamadas de emergência com pressão prolongada do botão power

Naturalmente, estes são passos a mais para quem se encontrar numa situação do género. Aliás, existem métodos bem menos morosos para o mesmo efeito. Por exemplo, podes encontrar a mesma opção simplesmente deslizando para cima o ecrã de bloqueio do teu smartphone Android.

Por conseguinte, o que seria bem mais vantajoso era se essa opção realizasse automaticamente a chamada para os serviços de emergência. Aí sim, veríamos uma melhoria significativa na realização deste processo.

Esta nova funcionalidade foi encontrada na primeira versão beta do Android Q. Por conseguinte, encontra-se ainda em fase muito precoce do seu desenvolvimento, o que poderá levar a que algumas melhorias venham a ser implementadas nesta e outras funções do sistema operativo.

Assim sendo, as principais novidades do Android Q serão reveladas na Google I/O. O evento dedicado aos programadores da empresa de Mountain View arranca no dia 7 de maio de 2019.

Até lá, sabemos que esta nova versão traz um maior foco na privacidade dos seus utilizadores. Desse modo, passarás a ter ainda mais controlo nas permissões atribuídas às diversas aplicações do teu smartphone. Ademais, temos um novo foco no tão falado "Dark Mode" que promete aumentar ainda mais a autonomia do teu equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store contém aplicações com promessas de atualização do Android
  • Apple iPhone - Vídeo foca qual o smartphone que te dá privacidade
  • Até o modesto Nokia 3.1 recebeu o Android Pie!

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.