Android Q: Ainda não é desta que vamos receber 'captura de página inteira'

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Já passaram vários meses desde que começámos a ouvir falar das inúmeras novas funcionalidades que o Android Q vai trazer para os milhões de utilizadores. No entanto, novas informações acabam por confirmar que uma popular funcionalidade presente na EMUI e TouchWiz/OneUI não irá ainda ser implementada na nova iteração do Android.

A 'captura de página inteira' são uma funcionalidade extremamente desejada pelos utilizadores Android. Mas parece que a Google ainda não tem a implementação desta característica como uma prioridade. Ainda que a sua implementação pareça não ser de todo complicada, os utilizadores que não tenham um smartphone Huawei ou Samsung, vão precisar de continuar a recorrer a aplicações de terceiros.

O que é a 'captura de página inteira' e para que serve?

A 'captura de página inteira' são na sua essência capturas de ecrã com dimensões verticais muito grandes. Ao realizares a captura de ecrã, com um simples clique dás ordem ao smartphone para realizar scroll para baixo, enquanto realiza diversas capturas de ecrã. Depois, de forma automática, une todas as capturas numa só imagem.

Este é um processo bastante simples e que pode ser útil em diversas situações, evitando que os utilizadores precisem de realizar múltiplas capturas de ecrã para guardar ou partilhar informações de sites e aplicações. Esta é uma funcionalidade que já está disponível nos smartphones da Huawei (EMUI) e Samsung (TouchWiz/OneUI) há muito tempo.

A informação foi revelada por um dos developers da empresa de Mountain View através da plataforma Google Issue Tracker. Onde muitos utilizadores já realizaram o pedido para a implementação desta funcionalidade. Em resposta a um dos pedidos, o developer informa que depois de analisarem o pedido, não irão poder considerar a implementação para já.

4 Alternativas para conseguires fazer 'captura de página inteira' no teu Android

Uma vez que esta funcionalidade não irá chegar tão cedo a todos os smartphones Android. Se não tens um Huawei ou Samsung, podes sempre recorrer a uma das várias aplicações disponíveis na Google Play Store para conseguires fazer 'captura de página inteira'. No entanto, a experiência de utilização nunca será tão produtiva e prática como seria se fosse implementada de forma nativa.

Se esta é uma funcionalidade que achas ser de grande utilidade para ti, experimenta uma das 4 aplicações em baixo:

  • LongShot for long screenshot
  • Web Page Capture(Take Screenshot of whole WebPage)
  • Stitchcraft: Long screenshot
  • LongShot - Full screenshot and Photo Editor
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.