Android prepara-se para receber funcionalidade do iPhone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a testar uma funcionalidade na aplicação Telefone que promete dar um novo fôlego às chamadas de voz em videochamadas com maior simplicidade no Android. Até agora, esta possiiblidade estava reservada aos utilizadores de iPhone através do FaceTime, mas essa diferença está prestes a esbater-se.

A grande novidade é o botão de "videochamada" que passa a aparecer durante as chamadas telefónicas regulares para alguns utilizadores da aplicação Telefone nos smartphones Pixel. Ao tocar neste botão, é iniciada uma videochamada no Google Meet com a pessoa do outro lado da linha.

Crédito: Android Authority
Crédito: Android Authority

O mais interessante é que a chamada de voz continua ativa enquanto isto acontece. Ou seja, existe uma transição suave e sem interrupções. Algo semelhante ao que os utilizadores têm com o Facetime no iPhone.

Funcionalidade ainda em fase de testes

Esta novidade ainda está na fase de testes beta e disponível apenas para um número limitado de utilizadores. No entanto, a sua presença já indica os planos da Google de tornar esta funcionalidade uma característica permanente da aplicação Telefone. E espera-se, claro, que esta se possa estender a mais dispositivos Android no futuro.

Esta funcionalidade faz uma transição sem esforço entre modos de comunicação. O Google Meet é atualmente visto como uma ferramenta mais voltada para o ambiente empresarial. Mas pode ganhar aqui um novo fôlego para se estabelecer também nas comunicações pessoais.

A questão que se coloca agora é se esta novidade será suficiente para mudar os hábitos estabelecidos pelos utilizadores de outras aplicações de chamadas de vídeo, como o WhatsApp. A resposta a esta pergunta ditará o sucesso desta nova solução da Google.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.