Android Pie. Já sabes quando os Sony Xperia vão receber a actualização?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Sempre que uma nova versão do sistema operacional móvel da Google é lançada, tem início a corrida entre fabricantes para disponibilizarem a nova atualização para os seus smartphones. Então agora foi a vez da Sony revelar a lista de smartphones Xperia que vão receber a atualização para o Android Pie.

A fabricante revelou não só quais os smartphones que vão receber a desejada atualização, mas também uma estimada linha temporal para a sua disponibilização. De forma a apaziguar os ânimos entre os seus utilizadores, a Sony publicou ainda um infográfico de forma a explicar a penosa espera.

Vê ainda: peria XZ3 confirmam rumores sobre câmara traseira

Para a grande maioria das fabricantes a transição entre versões do sistema Android é um verdadeiro pesadelo. Muitas delas acabam por demorar vários meses até que consigam finalmente oferecer aos seus utilizadores a mais recente versão. No caso de smartphones integrados no projeto Project Treble a espera não deverá ser tão grande, mas esse não é o caso dos Sony Xperia.

Vários são os motivos que justificam estas longas esperas. As fabricantes necessitam realizar inúmeras adaptações do sistema às suas próprias interfaces e otimizar as suas aplicações. Para além disso, existe também a necessidade de otimizar todo o sistema para as características específicas de cada smartphone.

Sony revela lista de smartphones Xperia que vai receber a atualização para o Android Pie

A lista publicada pela fabricante incluí mais de meia dúzia de smartphones Sony Xperia, sendo que a sua maioria deverá receber a atualização para o Android Pie durante o mês de novembro. Parece ser uma estratégia inteligente por parte da Sony, disponibilizar a atualização antes da época natalícia.

Nesse sentido os seguintes smartphones da Sony vão receber o Android Pie, durante o mês de novembro:

  • Xperia XZ2
  • Xperia XZ2 Premium
  • Xperia XZ2 Compact
  • Xperia XZ Premium
  • Xperia XZ1
  • Xperia XZ1 Compact

Para além destes smartphones, também o Sony Xperia XA2, XA2 Ultra e XA2 Plus têm a atualização para o Android Pie garantida. No entanto, para estes smartphones os utilizadores terão de aguardar até ao início de 2019. Não foi revelado, no entanto, qualquer mês específico para a sua chegada.

Apesar de já ser prática comum a longa espera para a chegada de novas atualizações do sistema Android, muitos utilizadores continuam a demonstrar a sua grande frustração. Já que existem vários smartphones que acabam por receber o Android Pie poucas semanas depois do seu lançamento.

De forma a tentar apaziguar os ânimos a Sony decidiu criar um infográfico bastante detalhado sobre todo o processo. Dividido em duas fases distintas, o infográfico explica de forma minuciosa todo o processo. Então podes seguir os passos desde a altura em que a Google disponibiliza o Platform Development Kit (PDK), até à sua chegada aos smartphones da fabricante.

Não há dúvida que todo o processo é extremamente complexo e é compreensível as longas esperas. No entanto, do ponto de vista do utilizador é sempre complicado evitar sentir pelo menos um pouco de frustração.

Editores 4gnews recomendam:

Bateria do Samsung Galaxy Note 9 está melhor, mas não surpreende

Huawei Mate 20 Lite: Confirmadas algumas das suas especificações

Anime — Escolhe o teu Wallpaper grátis na Google Play Store para Android

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.