Android Pie: Sistema é tudo menos fragmentado nos smartphones Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Um dos grandes problemas do sistema Android é a fragmentação. O Android Pie está presente nos smartphones Google, em alguns Nokia e em poucos Xiaomi e no OnePlus 6.

Ou seja, o sistema que a Google já lançou há um bom tempo para o mercado ainda demora a chegar aos terminais com o sistema operativo. Esse é o maior problema do sistema Android. Problema que a Google não consegue resolver.

Vê ainda: Chrome: 3 passos para ativar a nova funcionalidade

Acreditava-se que o Project Treble ia ajudar a que esta fragmentação baixa-se, contudo, continuamos com o Android Pie em menos de 1% dos smartphones Android do mundo. Isto significa que 99% dos utilizadores não tem as novas funcionalidades e segurança do sistema operativo.

Android Pie está presente em mais de 75% dos smartphones Google Pixel e Nexus

Todavia, isto acontece maioritariamente nos terminais "não Google". A Apple referiu que o iOS 12 já está em mais de 50% dos seus iPhones, a Google respondeu a dizer que o seu "Pie" já está em mais de 75% dos seus Nexus e Pixel.

Esta é uma comparação mais justa. Ainda que a venda dos Pixel sejam seriamente inferiores aos do iPhone, desta forma estamos a comparar o sistema nos smartphones de cada empresa que fabrica o sistema.

Rick Osterloh referiu no seu comunicado no twitter que o sistema Android Pie é mais capaz e seguro que nunca e que mais de 75% dos smartphones Google já contam com o software instalado no terminal.

Em conclusão, os números que são deveras impressionantes. Mesmo assim não podemos deixar de criticar a marca por não trazer os seus equipamentos a novos mercados. Comprar um Google Pixel em Portugal não é pêra doce. Um outro problema que a empresa de Mountain View podia resolver facilmente, porém, continua sem o fazer.

Editores 4gnews recomendam:

Vídeos mostram o quão avançados estão os robôs da Boston Dynamics

TOP 5 terminais topo de gama por menos de 400€

Levas o smartphone para a casa de banho? Não és o único!

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.