Android Pie Go Edition oficialmente apresentado pela Google

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi no final do ano passado que a Google quis dar uma nova vida aos equipamentos de gama baixa. Para isso nasceu o projeto Android Go, na altura baseado no Oreo. Agora, é tempo de ficarmos a conhecer o seu sucessor, o Android Pie Go Edition.

Tal como a versão desvendada no final de 2017, também esta destina-se aos equipamentos de gama baixa. Temos aqui um sistema operativo optimizado para funcionar em smartphones com 512MB de RAM e 8GB de armazenamento interno.

Vê ainda: Xiaomi Mi A2 recebe atualização que dará à câmara novas capacidades

Para isso a Google tem trabalhado arduamente para reduzir a quantidade de recursos que o sistema operativo e aplicações Go exigem do smartphone. Tudo aquilo que seja dispensável ao bom funcionamento de uma aplicação ou do sistema operativo é colocado de parte.

Agora com a chegada do Android Pie, é tempo de ficarmos a conhecer o Android Pie Go Edition. Como o nome sugere, esta é a versão Go da mais recente iteração do sistema operativo da Google.

Google apresenta oficialmente o Android Pie Go Edition

Esta nova versão do sistema operativo assenta sobretudo na poupança de espaço e na segurança do smartphone. Aliás, a Google refere que o Android Pie Go Edition ocupa menos 500MB que o seu antecessor.

Por exemplo, se possuíres um smartphone com 8GB de memória interna, esta versão deixar-te-á 5.5GB disponíveis para tudo o resto. Algo que no seu antecessor iria requerer os tais mais 500MB, restando apenas 5GB.

Para comparação, com a versão normal do Android Pie restariam apenas 2.5GB de memória disponível. Temos aqui uma poupança superior a 50% dos recursos do smartphone, sendo que cada megabyte conta em equipamentos do género.

Esta nova versão irá ainda proporcionar tempos de iniciação do sistema operativo mais baixos do que os anteriores. Temos ainda melhorias na segurança do sistema operativo, bem como um novo painel de controlo para monitorização do consumo de dados.

Outro dos alicerces desta variante do sistema operativo da Google serão as suas aplicações Go. Estas estão em constante desenvolvimento para que possam proporcionar a melhor experiência possível aos utilizadores.

Uma das novidades vindas com esta nova versão são as Mensagens Go que ocupam agora metade do espaço da versão normal. Já a Google Assistant Go tem agora suporte a novos idiomas, como o espanhol e o português do brasil.

Esta versão ficará disponível para todos os fabricantes no outono deste ano. Mais informações serão disponibilizadas pela Google em tempo oportuno.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Mate 20 com possíveis especificações e preço revelados

Motorola P30 já é oficial! Eis a nova aposta da marca nos gama média

Apple patenteia nova forma de trazer o Touch ID aos seus iPhone

Fonte

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.