Android Pie 9.0: Três funcionalidades interessantes mas pouco faladas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de meses de espera, eis que a Google nos apresentou a mais recente versão do seu sistema operativo. O Android Pie 9.0 foi oficialmente disponibilizado na passada segunda-feira. Neste momento, os smartphones Pixel e Essential Phone já podem desfrutar deste novo sabor.

O Android Pie 9.0 trouxe consigo várias novidades. É verdade que não temos grandes modificações estéticas, sendo que as melhorias estão, sobretudo, ao nível do software. Pequenas funcionalidades que prometem tornar a nossa utilização mais simples.

Vê ainda: Google Play Store: 16 jogos Premium que estão grátis e tens de conhecer

Para isso, esta nova versão vem dotada de várias potencialidades de Inteligência Artificial. Temos ainda algumas novidades na forma como navegamos pela interface do nosso smartphone.

Mas isto é aquilo que a Google mais enalteceu aquando do lançamento do Android Pie. Não obstante, existem outras pequenas melhorias, pouco faladas, que são igualmente bastante vantajosas para o utilizador.

Algumas funcionalidades menos faladas do novo Android Pie 9.0

Uma das melhorias mais envergonhadas está relacionada com o gaming e o consumo de RAM. Certamente que já aconteceu a muitos estarem a jogar e ao carregarem inadvertidamente no botão home saírem do mesmo.

Em vários casos, muito por culpa da gestão de RAM do smartphone, esse jogo é fechado e perdido todo o progresso até então. Pois bem, tal é parte do passado com esta nova versão do Android.

Graças a uma funcionalidade conhecida como “FEATURE_CANT_SAVE_STATE”, o sistema operativo irá dar prioridade precisamente ao jogo que esteja em segundo plano. Mais ainda, o Android Pie irá limitar o acesso ao CPU para que o consumo de bateria não seja exagerado.

Importa ainda notar que se tiveres duas aplicações com este recurso a correr em segundo plano, apenas uma continuará aberta. Para tal, o sistema operativo irá questionar o utilizador sobre qual delas pretende manter aberta.

Agora és tu quem manda na rotação do ecrã

Outra das novidade de hoje irá impedir a rotação do ecrã em situações em que não queiras que tal suceda. Para tal, a Google implementou um pequeno botão na barra de navegação que irá aparecer quando rodares o teu smartphone.

Com efeito, o ecrã só irá mudar de disposição quando carregares nesse botão. Este irá surgir mesmo que tenhas a rotação automática do ecrã desligada. Assim, acabaram-se as rotações não pretendidas quando estás a utilizar o teu smartphone.

A última novidade que hoje quero partilhar contigo tem que ver com a reprodução de audio via Bluetooth. Imagina que tens dois tipos de headphones Bluetooth emparelhados com o teu smartphone, com diferentes níveis de volume.

A partir de agora, o Android Pie será capaz de memorizar o nível do volume de cada um deles. Assim, sempre que conectares os teus headphones Bluetooth ao teu smartphone, estes estarão precisamente no mesmo nível de volume da última utilização.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Pixel 3 XL revela-nos mais pormenores agora em vídeo

Samsung volta a atacar a Apple desta vez com o Galaxy Note 9

Motorola Moto Z3 pode chegar com os Moto P30, P30 Play e P30 Note

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.