A Google lançou esta semana a sua mais recente atualização para smartphones Android. Infelizmente cada vez mais existe um fosso entre os equipamentos Google (sejam o Pixel ou o Nexus) para os não Google.

Neste momento só 3% dos smartphones estão com a atualização lançada no ano passado Android 7.0 Nougat, e dá honestamente para perceber a frustração dos utilizadores quando vêem mais uma atualização a caminho para os smartphones que “nasceram no berço de ouro”.

   

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 8 – Primeiras impressões técnicas alegadamente reveladas

Se tens por casa um Google Nexus 6P, Nexus 5X ou mesmo o Pixel, já podes experimentar o novo Android O em fase alfa e as promessas são tentadoras.

Em si, esta nova atualização não é nada demais. O “Android O” dá-nos uma melhor gestão de autonomia, gestão de apps em background e pouco mais. Mas este “pouco mais” pode ser mais importante do que parece.

Uma das características finalmente adicionadas é dar a possibilidade ao utilizador de selecionar o seu tom de toque de chamada de uma forma simples.

Neste momento, para adicionar o toque em Android ou instalas umas apps que façam maravilhas, recomendo Zedge para o efeito, ou estás ali com um caso bicudo simplesmente para definir um toque de chamada.

À esquerda “Android Google Nougat”. À direta “Android O”

Se no Sistema Operativo da Apple até podia esperar tal coisa, o bom nome de “sistema livre” de Android, dá-me arrepios sempre que tento fazer algo simples e o Sistema Operativo não me permite.

Ainda não há datas de chegada deste Android O de forma oficial aos smartphones. Se tudo correr como se espera, durante o resto do ano veremos as marcas a correr atrás do update. O problema é que tem sido isto todos os anos, uma correria sem fim sem mostrar resultados decentes a nível de tempo de espera para a atualização ser lançada.

Outros assuntos relevantes:

Ubisoft causa polémica com microtransações no For Honor

Apple quer transformar o teu iPhone num Macbook

Os Nokia estão de volta! Hands-on do Nokia 5 e Nokia 6

FonteAndroid Police
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.