Android perdeu menos utilizadores para o iPhone em 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Num mundo cada vez mais dominado pelos smartphones, a 'batalha' entre os sistemas operativos Android e iOS ganha novos novos com os recentes dados financeiros da Apple. A gigante da tecnologia, conhecida pelo iPhone, continua a ver um fluxo constante, embora modesto, de utilizadores a fazerem a transição do Android para o iOS.

Ao analisar as compras de iPhone nos Estados Unidos, existe uma tendência interessante nos números da CIRP. Nos últimos anos, uma pequena fração de novos compradores de iPhone vem de utilizadores que ou adquiriram um iPhone como o seu primeiro smartphone ou migraram de um telemóvel básico. Ou seja, a maioria já possuía um iPhone. Além disso, apenas uma pequena, mas significativa, percentagem fez a troca de um dispositivo Android para um iPhone.

Compradores de iPhone que antes usavam Android foi de 13% em 2023

Nos últimos cinco anos, o percentual de compradores de iPhone que anteriormente usavam um Android variou entre 11% a 15%. No último ano, especificamente, cerca de 13% dos compradores de iPhone nos Estados Unidos reportaram ter feito a mudança a partir de um Android. É um ligeiro decréscimo comparativamente aos 15% registados em 2022, o pico desse período de cinco anos.

Historicamente, a Apple esforçou-se por captar utilizadores do Android, facilitando a transferência de fotos e outros dados para o iOS. No entanto, a empresa tem, mais recentemente, confiado numa estratégia mais fechada. Ao criar barreiras que dificultam a comunicação fluida entre utilizadores de Android e iOS, incentiva, indiretamente, a mudança para iPhone.

A intervenção dos reguladores europeus ajudou a derrubar algumas destas barreiras. O que tornou a questão de quem muda de Android menos relevante, dada a consistente baixa percentagem de conversões. Embora a atração de utilizadores Android seja interessante, a verdadeira força motriz por detrás dos resultados financeiros da Apple está na capacidade de manter os atuais proprietários de iPhone.

Com mais de 85% das vendas de iPhones provenientes de utilizadores que já possuíam um dispositivo da marca, a retenção destes clientes, convencendo-os a adiar a substituição do seu antigo iPhone por mais um ano, é de vital importância para a empresa.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.