Android: partilhar ficheiros fica mais fácil com esta novidade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

É reconhecida a qualidade de funcionalidades como o AirDrop, que permite transferir ficheiros de forma simplificada entre equipamentos da Apple. A Google lançou em 2020 a sua alternativa: Nearby Share. E agora começa a melhorá-la.

O Nearby Share permite que possas transferir dados por Bluetooth, WebRTC ou Wi-Fi entre smartphones Android ou computadores com ChromeOS. Este decide qual a forma de o fazer de forma mais rápida no momento.

Nearby Share no Android passa a alertar utilizadores quando alguém quer partilhar algo

Com esta funcionalidade, podes facilmente partilhar com alguém links, contactos, direções, imagens ou vídeos sem problemas. E agora, o Nearby Share fica ainda mais completo com os novos alertas.

Como foi notado pelo XDA-Developers, agora o Nearby Share alerta quando alguém quer partilhar algo contigo, mesmo que tenhas a funcionalidade desligada. Para tal, basta ativares as notificações que receberás apenas quando alguém por perto quiser partilhar algo.

Esse é o botão que terá de ser ativado para teres acesso a esta útil funcionalidade. Desta forma, não precisarás de ter o Nearby Share constantemente ativado no teu equipamento.

A fonte refere que esta novidade não terá sido formalmente apresentada no Google I/O, nem noutro comunicado oficial da tecnológica de Mountain View. Terá já começado a aparecer em vários smartphones, sendo por isso uma questão de tempo até chegar a todos os equipamentos compatíveis.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi é a marca de smartphones mais vendida em 12 países. Sabe quais
  • Samsung confirma transição para o Wear OS nos seus smartwatches
  • Android 12 é apresentado com nova interface e mais privacidade para o utilizador
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.