Android P poderá suportar nativamente a gravação de chamadas

Carlos Oliveira
Android P chamadas
Primeira versão de teste do Android P será lançada nos próximos meses

O desenvolvimento da próxima versão Android já terá começado há bastante tempo. Sim, mesmo numa altura em muitos equipamentos ainda não receberam o Oreo, o seu sucessor, (Android P) estará já muito próximo de ver a sua primeira versão de testes ser libertada.

As últimas informações apontam nesse sentido. A Google não tem por hábito avisar antecipadamente a libertação da primeira versão de testes da mais recente versão do seu SO. Tal tem vindo a acontecer na primavera e embora ainda estejamos no inverno, o novo Android P estará ao virar da esquina.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 revela novos detalhes em vídeo na Internet

É a partir deste momento que se começam a descobrir as principais novidades de cada versão. É quando a mesma chega às mãos dos desenvolvedores que estes vão descobrindo as inovações implementadas pela Google. Até aí, é tudo mera especulação fundamentada em alguma declaração ou pistas deixadas nos sites da empresa americana.

A mais recente pista deixada no site do AOSP dá a entender que o Android P suportará a gravação de chamadas de forma nativa. A gravação de chamadas não será uma novidade total. Esta funcionalidade já vem sendo disponibilizada no Android, contudo, de forma restrita.

Android P poderá alertar o utilizar para a gravação de chamadas

Tem sido a própria Google a barrar o acesso a esta funcionalidade. Todavia, algumas empresas têm-na oferecido de forma não oficial. Algumas marcas vão ainda mais longe e possibilitam esse acesso a aplicações oriundas da Play Store.

Mas para 2018 a Google quererá acabar com este panorama. A gravação de chamadas poderá estar agora aberta a qualquer desenvolvedor, embora tal cenário não seja referido de forma inequívoca na fonte destas informações.

Aquilo que se pode ler no site AOSP é o suporte a um toque de aviso para a gravação de chamadas. Esse toque terá uma frequência de 1400Hz para que quem está do outro lado da linha o possa também ouvir. Este irá repetir-se a cada 15 segundos.

A implementação deste "toque de aviso" tem em vista cumprir com as regulamentações do mercado. Essas poderão variar consoante a geografia do utilizador, logo cada operadora poderá tomar a decisão de o desabilitar ou não.

Tudo isto não passa por enquanto de uma possibilidade. Ainda não é certo que esta funcionalidade venha a ser implementada no Android P, mas a Google parece estar a estudar a sua implementação.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P20 terá três câmaras e leitor de impressões digitais abaixo do ecrã

Microsoft – Windows 10 é finalmente o sistema operativo mais utilizado

Huawei, Vodafone e Bosch testam a comunicação entre carros inteligentes

Fonte | Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.