Android P vai-te deixar usar o smartphone como um teclado ou rato Bluetooth

Filipe Alves
9 Março, 2018

A primeira "Developer Preview" ou pré-visualização do sistema para programadores trouxe-nos as primeiras pistas sobre o futuro do Android P. Sabemos agora que a versão final chegará nos finais do Verão, provavelmente em agosto de 2018. Até lá, também já ficamos a saber que teremos um total de 5 "pré-visualizações" ou Developer Preview. Mais ainda, na próxima versão do sistema operativo da Google poderás utilizar o teu smartphone como um rato ou teclado Bluetooth.

O Android P (ainda sem nome definido) chegará para substituir o Android Oreo. A 8ª versão que só agora começa a chegar aos dispositivos de gama alta e alguns gama média. Todavia, isso não impediu a Google de já disponibilizar uma versão muito "crua" da próxima versão deste sistema operativo para dispositivos móveis.

Vê ainda: 23 Apps gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Ora, poucos momentos após a disponibilização do primeiro código inicial deste sistema operativo, o portal XDA já nos brindou com novidades. Segundo esta comunidade de programadores independentes, a próxima versão do sistema operativo da Google tornará o teu smartphone numa ferramenta de trabalho. Isto é, caso o utilizador queira e caso as fabricantes decidam utilizar esta funcionalidade.

Com base na análise do XDA Developers, o Android P vai-te permitir transformar o teu smartphone num rato ou teclado Bluetooth. Isto, claro, através do software. Acrescentará produtividade e versatilidade ao smartphone que utilize esta versão do sistema operativo. Será algo semelhante ao que a Samsung implementou nos seus Galaxy S9 / S8 e Note 8 com a sua Samsung DeX Pad.

Android P da Google poderá "transformar" o smartphone num rato ou teclado Bluetooth

Com efeito, apesar de ainda ser uma versão muito básica e crua, a integração destas funcionalidades no Android P poderá significar uma maior produtividade para o teu smartphone. Todavia, cumpre salientar que a inclusão destas funcionalidades no Android P não significa que a Google decida ativar esta função na versão final do sistema operativo. Mais ainda, mesmo que o faça, ficará depois ao critério das fabricantes o aproveitamento, ou não, desta possibilidade.

Utilizar o smartphone como rato ou teclado Bluetooth

Mesmo assim, não deixa de ser uma possível mais valia. Poder utilizar o smartphone como um teclado ou rato Bluetooth poderá ser útil em determinadas situações. Caso por exemplo tenhas um monitor externo ao teu dispor e queiras trabalhar num ecrã de grandes dimensões (maior do que o smartphone). Poderemos ver finalmente o smartphone a ser uma verdadeira ferramenta de trabalho? É sem dúvida uma hipótese.

Algo que pode ser útil para alguns utilizadores ao passo que outros não retirarão daqui grandes benefícios. Isto claro, a não ser que, por exemplo, façam apresentações com frequência. E mesmo aí por norma trazemos sempre um PC ou Tablet. Na melhor das hipóteses podendo o smartphone vir substituir este último com o Android P da Google.

Note-se que só com a apresentação da versão final do Android P é que ficaremos a saber se a Google vai ou não explorar esta vertente. E tu, imaginaste a utilizar o teu smartphone como se fosse um rato ou teclado Bluetooth?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei P9, P9 Lite e Honor 8 com novo update do Android

Apple quer livrar-se da monocelha do iPhone X já em 2019

OnePlus 6 com ecrã 19:9, Android Oreo e com novo recorde na Antutu

Fonte | via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Os 13 melhores emuladores Android para correr jogos e apps no computador
Como ligar o telemóvel à TV para ver conteúdos no "grande ecrã"
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger