Android P vai-te deixar usar o smartphone como um teclado ou rato Bluetooth

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A primeira "Developer Preview" ou pré-visualização do sistema para programadores trouxe-nos as primeiras pistas sobre o futuro do Android P. Sabemos agora que a versão final chegará nos finais do Verão, provavelmente em agosto de 2018. Até lá, também já ficamos a saber que teremos um total de 5 "pré-visualizações" ou Developer Preview. Mais ainda, na próxima versão do sistema operativo da Google poderás utilizar o teu smartphone como um rato ou teclado Bluetooth.

O Android P (ainda sem nome definido) chegará para substituir o Android Oreo. A 8ª versão que só agora começa a chegar aos dispositivos de gama alta e alguns gama média. Todavia, isso não impediu a Google de já disponibilizar uma versão muito "crua" da próxima versão deste sistema operativo para dispositivos móveis.

Vê ainda: d

Ora, poucos momentos após a disponibilização do primeiro código inicial deste sistema operativo, o portal XDA já nos brindou com novidades. Segundo esta comunidade de programadores independentes, a próxima versão do sistema operativo da Google tornará o teu smartphone numa ferramenta de trabalho. Isto é, caso o utilizador queira e caso as fabricantes decidam utilizar esta funcionalidade.

Com base na análise do XDA Developers, o Android P vai-te permitir transformar o teu smartphone num rato ou teclado Bluetooth. Isto, claro, através do software. Acrescentará produtividade e versatilidade ao smartphone que utilize esta versão do sistema operativo. Será algo semelhante ao que a Samsung implementou nos seus Galaxy S9 / S8 e Note 8 com a sua Samsung DeX Pad.

Android P da Google poderá "transformar" o smartphone num rato ou teclado Bluetooth

Com efeito, apesar de ainda ser uma versão muito básica e crua, a integração destas funcionalidades no Android P poderá significar uma maior produtividade para o teu smartphone. Todavia, cumpre salientar que a inclusão destas funcionalidades no Android P não significa que a Google decida ativar esta função na versão final do sistema operativo. Mais ainda, mesmo que o faça, ficará depois ao critério das fabricantes o aproveitamento, ou não, desta possibilidade.

Utilizar o smartphone como rato ou teclado Bluetooth

Mesmo assim, não deixa de ser uma possível mais valia. Poder utilizar o smartphone como um teclado ou rato Bluetooth poderá ser útil em determinadas situações. Caso por exemplo tenhas um monitor externo ao teu dispor e queiras trabalhar num ecrã de grandes dimensões (maior do que o smartphone). Poderemos ver finalmente o smartphone a ser uma verdadeira ferramenta de trabalho? É sem dúvida uma hipótese.

Algo que pode ser útil para alguns utilizadores ao passo que outros não retirarão daqui grandes benefícios. Isto claro, a não ser que, por exemplo, façam apresentações com frequência. E mesmo aí por norma trazemos sempre um PC ou Tablet. Na melhor das hipóteses podendo o smartphone vir substituir este último com o Android P da Google.

Note-se que só com a apresentação da versão final do Android P é que ficaremos a saber se a Google vai ou não explorar esta vertente. E tu, imaginaste a utilizar o teu smartphone como se fosse um rato ou teclado Bluetooth?

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Apple quer livrar-se da monocelha do iPhone X já em 2019

d Oreo e com novo recorde na Antutu

via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.